O Estado de Goiás alcançou a primeira colocação na categoria ‘potencial de mercado’ do Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). O governador Ronaldo Caiado (UB) comemorou os avanços no levantamento, que também apontou que Goiás subiu duas posições no cenário geral e chegou à sétima posição. Segundo o mandatário, o governo mostrou que “com espírito público se transforma um Estado”.

O ranking é elaborado a partir de tendências e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Banco Central e Seara, e leva em consideração 10 quesitos. São eles: segurança pública, sustentabilidade social, infraestrutura, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, inovação, potencial de mercado e sustentabilidade ambiental.

Os indicadores da categoria potencial de mercado levam em consideração elementos como a taxa de crescimento, tamanho de mercado, crescimento potencial da força de trabalho, comprometimento de renda, qualidade de crédito para pessoa física, volume de crédito e inadimplência.

Em relação à edição passada, Goiás subiu de 8° para 1° colocado no quesito. São Paulo passou da 5ª para 2ª colocação, e Roraima caiu da 2ª para 3ª posição.

Caiado atribuiu a elevação no ranking à “transparência e respeito ao dinheiro público”. “Quando o servidor vê que o governante tem responsabilidade e que o dinheiro é aplicado corretamente, as pessoas acreditam no governo”, disse o governador no evento em que os resultado foi divulgado, em Brasília.

“Com a minha experiência, eu sentei com os presidentes dos poderes, Assembleia Legislativa, Tribunal de justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, e levei a realidade mostrando que até parcela do 12º precisava ser retido para pagar o salário dos servidores”, completou.

Além do potencial de mercado, Goiás exibiu o maior avanço de posição no quesito infraestrutura, com salto de 11 colocações. O Estado goiano apresentou, em especial, melhora relativa nos indicadores de acesso à energia elétrica (+15 posições), backhaul de fibra óptica (+11) e qualidade das rodovias (+9).

Veja a a nota de Goiás em cada um dos quesitos e a posição no ranking nacional:

Infraestrutura: 46,3 – 9

Sustentabilidade Social: 59,4 – 9

Segurança Pública: 45,2 – 15

Educação: 60,9 – 8

Solidez Fiscal: 69,4 – 8

Eficiência da Máquina
Pública: 76,8 – 9

Capital Humano: 77,9 – 6

Sustent. Ambiental: 71,1 – 6

Potencial de Mercado: 100,0 – 1

Inovação: 17,8 – 21

Leia também:

Goiás sobe no ranking do CLP e passa a ser o 7º Estado mais competitivo do Brasil

Goiás quer baixar preço do ônibus no Entorno