Posse de Cristiano Zanin no STF já tem data: 3 de agosto

06 julho 2023 às 16h05

COMPARTILHAR
Agora é oficial: Cristiano Zanin foi nomeado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e a ministra Rosa Weber já marcou a posse do novo membro do STF para o próximo dia 3 de agosto.
O decreto de nomeação de Zanin, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira, 5. Ele vai ocupar a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, agora aposentado.
O novo ministro foi indicado por Lula no dia 1º de junho e a indicação de seu nome foi aprovada pelo Senado Federal 20 dias depois. Antes da aprovação, ele foi sabatinado no Congresso e teve votação expressiva: 58 votos favoráveis e 18 contrários.
Aos parlamentares, Zanin fez um breve resumo da própria carreira, citando os escritórios em que trabalhou. Na ocasião, ele afirmou que se considera “um defensor fervoroso da Constituição brasileira e um crítico atento às violações de direitos e garantias fundamentais”.
O agora novo ministro nomeado lembrou na época também que, nos 25 anos como advogado, liderou mais de cem processos julgados no STF e mais de 550 julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi o advogado que defendeu Lula no processo da Operação Lava Jato.
Leia também: