Corrupção, pobreza e violência estão no topo das preocupações dos brasileiros. Isso é o que diz uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 29 países entre os meses de fevereiro e março deste ano. No mundo, preocupação que lidera o ranking é a inflação, mas não no Brasil. Quatro em cada dez (42%) dos cidadãos globais consideraram a alta dos preços como o mais preocupante entre todos os 18 temas pesquisados, que ainda incluem saúde, impostos, conflito militar entre nações, mudanças climáticas, entre outros.

Os brasileiros ouvidos – mil no total – apontaram a pobreza e a desigualdade social como o tópico mais problemático no país (41% dos entrevistados, contra 31% da média global). Além do Brasil, Bélgica, Holanda e Japão também colocaram a segurança pública como sua maior fonte de preocupação.

No Brasil, os entrevistados também demonstraram maior preocupação com crime e violência (36%) e corrupção política e financeira (31%) — para ambos, o índice nacional está acima da média global: 29% e 26%, respectivamente. Com relação ao desemprego, a preocupação dos brasileiros segue a média global (28%).

Os temas que menos preocupam no Brasil, de acordo com a pesquisa são mudanças climáticas (9%), covid-19 (5%) e conflito militar entre nações (2%). A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.