Pesquisa mostra que 70% dos brasileiros veem excesso de violência na ação das polícias

Mais da metade da população tem medo de ser agredida pela PM, mostram dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Jovem machucado após confronto com a PM durante protesto em São Paulo. Imagens assim têm se tornado cada vez mais comum em todo o país | Foto: Rovena Rosa

Jovem machucado após confronto com a PM durante protesto em São Paulo. Imagens assim têm se tornado cada vez mais comuns em todo o país | Foto: Rovena Rosa

Divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quarta-feira (2/11), pesquisa Datafolha mostra que sete em cada dez brasileiros sentem que as polícias cometem excessos de violência no exercício da função. Entre jovens com idade 16 e 24 anos, o percentual sobe para 75%.

Não obstante, mais da metade da população (53%) tem medo de ser vítima de violência por policiais civis e 59% temem ser agredidos por policiais militares. O índice também sobe entre os jovens – 60% têm medo da Polícia Civil e 67%, da Polícia Militar.

O levantamento mostra, ainda, que o medo de ser assassinado atinge 76% dos brasileiros; e o medo de ser vítima de agressão por bandidos foi apontado por 85%. Quando o tema é agressão sexual, 85% das mulheres pesquisadas temem ser vítimas, enquanto apenas 46% dos homens declararam o mesmo.

O estudo ouviu 3.625 brasileiros com mais de 16 anos em 217 municípios de todo país, como parte do 10° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado nesta quinta-feira (3). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Policial vítima

A pesquisa revelou também que 64% dos brasileiros acreditam que os policiais são vítimas de criminosos. O anuário do FBSP aponta que, em 2015, 393 policiais foram assassinados — 16 a menos do que no ano anterior.

Segundo o anuário, os policiais brasileiros morrem mais fora do horário de trabalho do que a serviço da corporação: foram 103 mortes durante o expediente (alta de 30,4% em relação a 2014) e 290 fora do serviço (queda de 12,1% em relação a 2014), geralmente em situações de reação a roubo.

Segundo Datafolha, 63% dos brasileiros acreditam que os policiais não têm boas condições de trabalho. Para pouco mais da metade (52%), a Polícia Civil faz um bom trabalho esclarecendo crimes e 50% crê que a Polícia Militar garante a segurança da população. (Com informações da Agência Brasil)

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.