Mais da metade da população tem medo de ser agredida pela PM, mostram dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Jovem machucado após confronto com a PM durante protesto em São Paulo. Imagens assim têm se tornado cada vez mais comum em todo o país | Foto: Rovena Rosa
Jovem machucado após confronto com a PM durante protesto em São Paulo. Imagens assim têm se tornado cada vez mais comuns em todo o país | Foto: Rovena Rosa

Divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quarta-feira (2/11), pesquisa Datafolha mostra que sete em cada dez brasileiros sentem que as polícias cometem excessos de violência no exercício da função. Entre jovens com idade 16 e 24 anos, o percentual sobe para 75%.

Não obstante, mais da metade da população (53%) tem medo de ser vítima de violência por policiais civis e 59% temem ser agredidos por policiais militares. O índice também sobe entre os jovens – 60% têm medo da Polícia Civil e 67%, da Polícia Militar.

O levantamento mostra, ainda, que o medo de ser assassinado atinge 76% dos brasileiros; e o medo de ser vítima de agressão por bandidos foi apontado por 85%. Quando o tema é agressão sexual, 85% das mulheres pesquisadas temem ser vítimas, enquanto apenas 46% dos homens declararam o mesmo.

O estudo ouviu 3.625 brasileiros com mais de 16 anos em 217 municípios de todo país, como parte do 10° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado nesta quinta-feira (3). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Policial vítima

A pesquisa revelou também que 64% dos brasileiros acreditam que os policiais são vítimas de criminosos. O anuário do FBSP aponta que, em 2015, 393 policiais foram assassinados — 16 a menos do que no ano anterior.

Segundo o anuário, os policiais brasileiros morrem mais fora do horário de trabalho do que a serviço da corporação: foram 103 mortes durante o expediente (alta de 30,4% em relação a 2014) e 290 fora do serviço (queda de 12,1% em relação a 2014), geralmente em situações de reação a roubo.

Segundo Datafolha, 63% dos brasileiros acreditam que os policiais não têm boas condições de trabalho. Para pouco mais da metade (52%), a Polícia Civil faz um bom trabalho esclarecendo crimes e 50% crê que a Polícia Militar garante a segurança da população. (Com informações da Agência Brasil)