Papa Francisco diz que teorias da Evolução e do Big Bang não contrariam o cristianismo

Ele criticou aqueles que fazem uma interpretação literal do livro do Gênesis, da Bíblia, acreditando que “Deus tenha agido como um mago” na criação de “todas as coisas”

papa-dest

Em mais uma declaração surpreendente, visto o histórico e as ideias defendidas pela Igreja Católica, o papa Francisco disse nesta segunda-feira (27/10), durante discurso na Pontifícia Academia de Ciências, que as Teorias do Big Bang e da Evolução são reais. Ele criticou aqueles que fazem uma interpretação literal do livro do Gênesis, da Bíblia, acreditando que “Deus tenha agido como um mago” na criação de “todas as coisas”.

O papa afirmou que a criação do mundo não seria obra do caos, e sim o resultado de um princípio supremo que “cria por amor”. “O Big Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige”, disse.

“Ao cientista, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas e não para um grupo ou uma classe de privilegiados”, declarou o pontífice.

A teoria do Big Bang é a mais aceita entre a classe científica a respeito da criação do universo. De acordo com ela, tudo que existe deriva de uma explosão ocorrida entre 13,9 e 13,3 bilhões de anos atrás em algum ponto quente e extremamente denso. A teoria foi proposta em 1927 pelo padre e cosmólogo belga Georges Lemaître.

A teoria da evolução, por sua vez, é resultado, principalmente, dos estudos realizados pelo naturalista Charles Darwin (seleção natural) e pelo monge agostiniano Gregos Mendel (herança biológica). Segundo ela, os seres vivos não são imutáveis e passam por processos de adaptação ao ambiente regidos pela recombinação gênica. As duas teorias costumam ser colocadas em oposição à ideia do criacionismo, pregada pelo cristianismo.

Essa, porém, não é a primeira declaração polêmica do papa Francisco. Conhecida por sua postura humilde e de renegação ao luxo, ele já defendeu publicamente que gays “não devem ser discriminados e devem ser integrados na sociedade”. “Se uma pessoa é gay, procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, para julgá-la?”, questionou.

Em outra ocasião, ele chegou a dizer que ateus, se tiverem boas atitudes, não serão condenados ao inferno simplesmente por sua descrença.

8 respostas para “Papa Francisco diz que teorias da Evolução e do Big Bang não contrariam o cristianismo”

  1. Lililson Sant disse:

    É lamentável a igreja católica chegar a essa situação de “refém-da-modernidade” para não perder fiéis, o papa já afirmou que batizaria um extraterrestre, já disse que para ir pro céu não precisa crer em Deus e agora que a teoria da evolução está certa e a bíblia errada… qual será a próxima adaptação…que Deus não existe e que os ateus estão certos, e depois transformar a igreja em uma universidade científica…Acho que será o fim da igreja católica…porém não será o fim dos crentes em Jesus.

    • larissa disse:

      Primeiro que ele não disse que a bíblia está errada, e segundo que a igreja precisa acolher todos os seus seguidores e é claro que ela precisa renovar-se para recebê-los … e o fim da igreja é meio difícil, acho que ela irá apenas se fortalecer com estas reformas

    • eduardo Moresco gracci disse:

      não acredito em alienígena mas qual seria o problema de batizar um,todos foram criados por deus(se é que existem)
      Se uma pessoa é muito boa mas não é crista porque ela iria pro iferno se ela só fez o bem?

    • William Fernandes Oliveira disse:

      Com todo respeito vc é um babaca se acredita que a nossa existência aconteceu do jeitinho que esta em Gênesis, não cabe a fé explicar como foi o início da criação e sim a ciência que vem de Deus, não existe ciência sem Deus !!!!

  2. Ribamar disse:

    Ainda bem que o Papa não esta falando pela Igreja, (EX-Catedra), mas sim um comentaria lamentável e herético do Senhor Bergolio. Precisamos e muito rezar pelo Nosso Papa.

  3. Eloi Cit disse:

    Se eu existo como criatura, logo existe um criador……………(contribuído)

  4. Arisnaldo disse:

    acredito piamente que a criação do mundo foi literal, que Adão e Eva é um fato real não alegórico, que os 11 primeiros capítulos do livro de Gênesis foi literal pois tudo que Deus faz é bom e perfeito…………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.