Mourão diz que CPI Covid precisa abranger estados e municípios, não somente Governo Federal
12 abril 2021 às 10h45
COMPARTILHAR
Vice-presidente concordou declaração de Jair Bolsonaro realizada durante conversa com o senador Jorge Kajuru
Vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou, na manhã desta segunda-feira, 12, que é favorável à declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizada durante conversa com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) quanto a ampliação da CPI da Covid. O objetivo, segundo ele, é que as investigações não se restrinjam ao Governo Federal, e se ampliem a governadores e prefeitos.
“Como está colocado ali, a CPI tem dois aspectos. Um é muito amplo: ações de combate à pandemia. Acho que tem que envolver também estados e municípios”, disse o general.
Durante a ligação, que foi realizada no último sábado, 10, Bolsonaro chegou a comentar que as responsabilidades seriam todas depositadas sobre ele. “Se não mudar o objetivo da CPI, ela vai vir para cima de mim. O que tem que fazer para ser uma CPI útil para o Brasil: mudar a amplitude dela. Bota presidente da República, governadores e prefeitos”, afirmou.
A Comissão Parlamentar de Inquerido (CPI) da Covid-19 foi instalada no Senado Federal com o objetivo de apurar as omissões por parte do Governo Federal no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Entretanto, o assunto divide opiniões entre os parlamentares.
O ministro do Supremo Tribural Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou que a situação seja investigada. Na manhã desta segunda-feira, 12, integrantes do STF procuraram o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que não haja ruídos e para evitar que o Judiciário “atropele” o Legislativo.