Marconi encaminha projeto para transformar Alto Paraíso em cidade sustentável

Governador recebeu mestre espiritual Sri Prem Baba para firmar parceria com objetivo de cumprir 17 Metas Globais do Desenvolvimento Sustentável

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), recebeu na última terça-feira (15/8), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o mestre espiritual Sri Prem Baba, fundador do movimento global Awaken Love.

Líder do projeto que tem objetivo de transformar Alto Paraíso de Goiás em uma cidade de referência global em sustentabilidade econômica, social e ambiental, Sri Prem Baba trabalha desde o ano passado em parceria com o governo estadual para cumprir 17 Metas Globais do Desenvolvimento Sustentável, propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Esse projeto é importante para a cidade, para o Estado, para o Brasil e para o mundo, porque estamos criando uma referência em sustentabilidade. Estamos procurando encontrar o ponto de equilíbrio entre a vida em sociedade e a natureza. Isso foi perdido em algum momento. Agora, o momento é de reencontrarmos as soluções para vivermos em sociedade em harmonia com a natureza”, explicou Sri Prem Baba.

Para a reunião, o tucano convocou os secretários Francisco Pontes (SED), Lêda Borges (Cidadã), José Carlos Siqueira (Casa Civil), Luiz Stival (Agehab), Leonardo Vilela (Saúde), João Furtado (Sefaz), Joaquim Mesquita (Segplan), Ricardo Balestreri (Segurança Pública), Bráulio Morais (Celg G&T), e também representantes da Secima, Seduce e Agetop. A presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, e o prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes, também participaram. A presença do primeiro escalão foi determinada pelo governador com intuito de despachar com cada secretário, de imediato, cada uma das demandas apontadas nas 17 Metas Globais.

A superintendente Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira da Silva, é coordenadora do Programa 17 ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável -, programa do governo de Goiás lançado em junho de 2016 para oficializar o apoio do governo ao projeto em Alto Paraíso. Jacqueline Vieira é também membro da Comissão Nacional para o ODS, nomeada pela Presidência da República. Ela apresentou as principais demandas apuradas para dar prosseguimento ao projeto.

Na medida em que cada pendência foi apresentada, o governador já cobrou uma posição dos secretários sobre o prazo para atendimento. Coordenadora de Governo da Awaken Love, Patrícia Ellen da Silva pediu ao governador que tomasse medidas para que o projeto de transformar Alto Paraíso em um município sustentável fosse perene e não fosse deixado por futuros governadores. “Nos daria uma chance maior de dar continuidade nesse trabalho”, alegou.

Ela ouviu do governador o compromisso de submeter à Assembleia Legislativa uma lei complementar sobre o assunto. Marconi determinou à Casa Civil que formulasse uma minuta de lei “perenizando o programa 17 ODS e essa aliança com a Awaken Love e com a prefeitura”, comprometeu o governador. Ao final, Sri Prem Baba afirmou estar otimista com as tratativas apresentadas por Marconi com secretariado.

Veja abaixo o vídeo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.