O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta sexta-feira, 29, que sua candidatura à reeleição em 2026 dependerá de estar em plenas condições físicas e mentais.

“Para ser candidato à reeleição em 2026, tenho que estar 100% com saúde, com a cabeça boa e fisicamente bem. Se eu estiver como estou agora, não terei dúvidas de que serei candidato”, declarou o chefe do Executivo.

Questionado sobre a possibilidade de não disputar a Presidência novamente, Lula ressaltou que “não faltarão candidatos”. Segundo ele, há nomes viáveis dentro e fora do PT, mas evitou citar alternativas para não ser interpretado como alguém que estaria lançando sucessores.

O presidente reforçou, no entanto, que o grande desafio será enfrentar uma eleição difícil e que a prioridade do campo progressista deve ser garantir a vitória. “Se eu for candidato em 2026, será para ganhar as eleições”, enfatizou.

Sem mencionar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula criticou o governo anterior e disse que não há condições de “devolver o país ao fascismo que comandou o Brasil nos últimos anos”.

Leia também: