Livro Os Inquilinos da Casa Verde será lançado em Rio Verde nesta sexta-feira
15 maio 2026 às 12h21

COMPARTILHAR
A história política do Estado de Goiás e os feitos mais marcantes dos governadores que ocuparam o Palácio das Esmeraldas pós-Revolução de 1930 são relatados no livro “Os Inquilinos da Casa Verde – Governos de Goiás de Pedro Ludovico a Ronaldo Caiado”, que os jornalistas e escritores Bruno Rocha e Ana Cláudia Rocha lançam no dia 15 de maio, no Teatro Lauro Martins (Unirv), em Rio Verde. A obra é uma edição ampliada e atualizada do livro originalmente lançado pelo jornalista e escritor Hélio Rocha, em 1998, após extensa pesquisa e realização de entrevistas inéditas. O lançamento é uma realização da Prefeitura de Rio Verde.
A apresentação do livro em Rio Verde será do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga. Ele vai falar sobre Pedro Ludovico, o fundador de Goiânia, e outras questões. A história de Pedro Ludovico começou em Rio Verde.
Após o lançamento da atual edição da obra na capital, em Goiânia, Rio Verde abre a série de lançamentos do livro no interior, já que o fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, sob a influência do seu sogro na época (década de 1920), senador estadual Antônio Martins Borges, pai de Gercina Borges, iniciou sua carreira política justamente na cidade do Sudoeste goiano.
Hélio Rocha, falecido em 2024, também lançou a primeira edição do livro inicialmente em Goiânia e depois em Rio Verde. Bruno Rocha e Ana Cláudia Rocha decidiram repetir o fato.
Hélio Rocha idealizou a publicação ao perceber uma lacuna na história política de Goiás, principalmente na fase em que o Estado experimentou um desenvolvimento acima da média nacional. E o quanto essa mudança repercutiu em todo o País, levando, inclusive, a servir de estímulo à mudança da capital federal, do Rio de Janeiro para Brasília, concretizada no Governo de Juscelino Kubitschek, no início dos anos 1960.

Era projeto do autor fazer nova edição do livro. Sabedores do desejo de Hélio Rocha, seu filho, Bruno Rocha, e Ana Cláudia Rocha, irmã do autor, ambos jornalistas e escritores, se uniram na produção da edição atualizada para levar o livro às diversas camadas da sociedade goiana, notadamente aos pesquisadores, jornalistas, escritores, professores, agentes políticos, estudantes, representantes da cultura, empresários, dentre outros.
A terceira edição do livro será lançada depois de 28 anos, com fatos inéditos e novas entrevistas com os ex-governadores de Goiás, preservando a narrativa leve e agradável dos fatos.
O livro traz entrevistas com 13 dos 16 governadores, desde Pedro Ludovico até Ronaldo Caiado, os “inquilinos” do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, inicialmente chamado de Casa Verde.
“A obra se torna histórica e de referência na medida em que se atualiza. O livro retrata a passagem de todos os governadores de Goiás pelo Palácio das Esmeraldas. Os relacionamentos dos ex-governadores com os presidentes de cada período enriquecem a obra. Assim como as dificuldades enfrentadas por cada governante em seus mandatos”, detalha Bruno Rocha.

“O livro apresenta fatos históricos, como a mudança definitiva da capital do Estado, uma parte da história recente de Goiás de grande importância para a preservação da memória do Estado. Fotos icônicas ilustram a obra e também carregam informações relevantes e inéditas”, completa Ana Cláudia Rocha.
Sobre os autores
Bruno Rocha é jornalista, graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pós-graduação em Marketing Político, também pela UFG. Foi editor dos 18 livros de autoria do escritor Hélio Rocha. Atuou em diversos veículos de comunicação do Estado de Goiás, como também na assessoria de imprensa e comunicação de empresas e órgãos públicos. Foi diretor de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), onde atualmente atua como assessor de comunicação.
Jornalista formada pela UFG, Ana Cláudia Rocha atuou por mais de 30 anos na imprensa goiana, como repórter, subeditora e colunista do jornal O Popular, e editora de jornais e revistas empresariais. Ocupa a cadeira nº 4 na Academia Corumbaense de Ciências, Letras, Artes e Música. É autora do livro “A Menina que Eu Não Abracei” e organizadora da obra “Memórias de Rocha – Vida e Obra de Benedito Odilon Rocha”, além de ter textos publicados em livros como “Campininha das Flores” e “Histórias de Ternura”.

Hélio Rocha, o autor da primeira edição de “Os Inquilinos da Casa Verde”, foi escritor e jornalista profissional por mais de 60 anos. Formado em Comunicação pelo 1º Curso Bloch de Comunicação, no Rio de Janeiro, também atuou no principal veículo do grupo, a revista Manchete. Começou no extinto Diário do Oeste. Além de correspondente de jornais e revistas do principal eixo editorial brasileiro – Rio de Janeiro e São Paulo -, foi editor-chefe, editorialista e colunista do jornal O Popular, e um dos coordenadores do projeto de implantação do jornal Diário da Manhã, de Goiânia. Publicou 17 livros, dentre eles Os Inquilinos da Casa Verde”; “Tu és Pedro-uma biografia de Pedro Ludovico Teixeira”; “Sete Décadas de Goiânia”; “Goiânia 75”; “Memória da Energia Elétrica em Goiás”, comemorativo aos 50 anos da Celg; “Folhetim Político”; “40 anos de História da Saneago”; “Anápolis – E Assim se Passaram 100 anos”; “Verde que te Quero Verde – história do Goiás Esporte Clube”; e “Goiás no Destino de JK”. Faleceu, em Goiânia, no dia 5 de março de 2024. (Texto de divulgação da editora do livro)
Serviço
Livro: Os Inquilinos da Casa Verde – Governos de Goiás de Pedro
Ludovico a Ronaldo Caiado
Autores: Bruno Rocha, Ana Cláudia Rocha e Hélio Rocha
Páginas: 370
Gráfica: Kelps
Preço: R$ 100,00
Lançamento: 15 de maio de 2026, a partir das 20 horas
Local: Teatro Lauro Martins (Unirv), Av. Universitária, Rio Verde
Leia entrevista dos autores do livro



