Justiça arquiva investigação contra ex-governador Marconi Perillo
27 abril 2024 às 12h25
COMPARTILHAR
O juiz Alessandro Pereira Pacheco, do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), arquivou um inquérito contra o ex-governador de Goiás e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, seguindo ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Com o arquivamento, o ex-governador não tem mais processos ou investigações contra si.
LEIA TAMBÉM
Marconi Perillo pode disputar a Prefeitura de Goiânia daqui a sete meses
Falta de sintonia com o presente “retira” Marconi Perillo da história atual de Goiás
A investigação tinha como objetivo apurar supostos crimes de falsidade ideológica eleitoral, associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro pela prática de doações não contabilizadas (caixa dois) da empresa JBS para a campanha do tucano ao governo de Goiás em 2010. Ela surgiu a partir de acordo de colaboração premiada entre o empresário Joesley Batista, da JBS, e a Procuradoria-Geral da República.
A determinação para o trancamento do inquérito foi dada na quarta-feira, 24. Mendes afirmou que a continuidade do processo de forma prolongada sem resultados tangíveis constitui constrangimento ilegal.
“Há quase cinco anos, assim, o requerente é investigado por fatos praticados, em tese, há mais de 14 anos, sem que a Polícia Federal tenha reunido provas que justifiquem o oferecimento da denúncia”, justificou o ministro.