Hipótese de Bolsonaro ficar inelegível começa a ser estudada por ministros do TSE
05 setembro 2021 às 11h51

COMPARTILHAR
O presidente é investigado por colocar risco à ordem constitucional

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estudam uma transmissão feita ao vivo pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em julho deste ano em que o Executivo profere acusações contra o tribunal sobre fraudes nas urnas eletrônicas para poderem analisar uma possível inelegibilidade de Bolsonaro nas próximas eleições. O discurso que será adotado nas manifestações do dia 7 de setembro também será analisado pelo TSE.
Essa discussão ocorre nos bastidores e seria a primeira vez que a Justiça Eleitoral avalia uma situação assim. Contudo, Bolsonaro poderá ficar inelegível apenas se realmente houver crime que coloque risco à ordem constitucional. Os ministros do TSE argumentam que já há atitudes o suficiente do presidente que colocam risco à democracia.
A inelegibilidade é apenas em casos em que ocorre algum tipo de crime. Na visão dos ministros, um processo de impeachment seria inviável agora, pois faltam apenas um ano e meio para as novas eleições. Provavelmente seria um processo traumático para a democracia.
O delito de notícia-crime também foi incorporado e está sob investigação no TSE. Esse tipo de crime é quando há a veiculação de fake news.
*Com informações do Uol Notícias