Hemocentro apresenta déficit de 41% no estoque de sangue e plaquetas

Com aumento de casos de Covid-19 e Influenza, número de doadores diminuiu drasticamente. Dengue faz demanda por sangue aumentar

Rede Hemo registra baixa de doação e aumento de demanda. | Foto: Reprodução

A Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) emitiu um alerta para os baixos níveis nos estoque de sangue nas unidades. Só em janeiro, a Rede apresentou déficit de 41%. No mesmo período em 2021, o número foi 22%. O baixo número de doadores se deve, principalmente, ao aumento no número de casos de Covid-19 e Influenza. Por outro lado, a alta da dengue no estado elevou a demanda por sangue.

A diretora técnica da unidade, Ana Cristina Novais, ressaltou que, nesse período do ano, a procura por plaquetas aumenta por causa do elevado número de casos de dengue. “Há uma grande demanda para esse tipo de hemocomponente utilizado no tratamento de doenças como dengue e Covid-19. Além disso, tem acidentes, quimioterapia e intervenções cirúrgicas”, explicou a responsável.

Diante da situação, a Rede Hemo pede para que os doadores entrem em contato com o setor de captação da unidade. O agendamento de doações pode ser feito pelo número (62) 3231-7925, pelo site ou pelo telefone 0800 642 0457.

Requisitos para doação

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 kg. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. É necessário apresentação de documento com foto válido em todo o território nacional.

Restrições

Quem tomou vacina contra febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. O prazo para vacina contra gripe é de 48 horas. Para o imunizante contra Covid-19, depende do tipo. Se for a Coronavac, o prazo também é de 48 horas. No caso das demais, é preciso esperar sete dias.

Doadores com Covid-19

Paciente com suspeita de ter contraído o coronavírus devem aguardar 14 dias. Para casos confirmados, é necessário esperar 30 dias, contados da remissão dos sintomas, para realizar a doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.