A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realiza nesta segunda-feira, 5, a eleição da Diretoria Executiva para o quadriênio 2027-2030. Com chapa única, o pleito ocorre das 8h às 17h, na Casa da Indústria, em Goiânia, e deverá confirmar a recondução do empresário e engenheiro civil André Luiz Baptista Lins Rocha à presidência da entidade.

Para o novo mandato, a Fieg estabelece como uma das principais diretrizes o aumento da competitividade da indústria goiana. O plano de trabalho prevê investimentos na melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema Indústria em Goiás, com ações nas áreas de educação, formação profissional, tecnologia, inovação e atendimento aos trabalhadores e suas famílias.

Na educação, as ações serão conduzidas principalmente pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Entre as prioridades estão a valorização dos professores e o desenvolvimento de competências alinhadas às novas demandas do mercado de trabalho.

Também estão previstas iniciativas voltadas à preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao ensino de robótica e à certificação internacional em língua inglesa por meio do TOEFL.

Novas unidades e obras

O próximo quadriênio também terá a continuidade de obras e projetos de modernização da estrutura do Sistema Fieg. Ainda em 2026, estão previstas inaugurações de novas unidades de ensino e atendimento tecnológico do Sesi e do Senai em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia.

Também estão previstas novas academias no Jardim Planalto, em Goiânia, e em Aparecida de Goiânia.

Para 2028, o cronograma inclui a entrega da escola Sesi Senai Trindade e da Escola de Referência Sesi Jardins, em Goiânia. A unidade tem início das atividades previsto para janeiro daquele ano.

O projeto da Escola de Referência Sesi Jardins prevê 400 ambientes educacionais equipados com recursos digitais, além de espaços voltados ao ensino maker e à metodologia Steam, que integra áreas como ciência, tecnologia e matemática.

Composição da nova diretoria

A chapa única reúne representantes de diferentes segmentos da indústria goiana. A composição para o período de 2027 a 2030 é a seguinte:

  • Presidente: André Luiz Baptista Lins Rocha
  • 1º vice-presidente: Flávio Santana Rassi
  • 2º vice-presidente: Emílio Carlos Bittar
  • 3º vice-presidente: Célio Eustáquio de Moura
  • 1º diretor secretário: Heribaldo Egídio da Silva
  • 2º diretor secretário: Marcelo José Carneiro
  • 1º diretor financeiro: José Divino Arruda
  • 2º diretor financeiro: Jerry Alexandre de Oliveira Paula
  • Presidente da Regional Anápolis: Ubiratan da Silva Lopes

Quem é André Rocha

Engenheiro civil e empresário, André Luiz Baptista Lins Rocha atua principalmente nos setores sucroenergético e de bioenergia. Ele preside entidades como o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), o Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar), o Sindicato da Indústria de Geração de Bioenergia do Estado de Goiás (Sind-Bio) e o Lide Goiás.

Rocha também integra conselhos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Sebrae Goiás, além de participar do Coagro.

À frente da Fieg, sua gestão tem entre os focos anunciados o crescimento do setor industrial, a atração de investimentos e a formação profissional.

Fieg

Fundada em 1950, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás reúne 35 sindicatos patronais de diferentes segmentos industriais. A entidade coordena o Sistema Fieg, que também é formado por Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O sistema atua nas áreas de educação, formação profissional, inovação tecnológica, saúde e representação dos interesses do setor industrial em Goiás.