Fernando Morais lança livro sobre Lula em Goiânia
25 maio 2026 às 14h00

COMPARTILHAR
O Adufg-Sindicato recebe, no dia 2 de junho, às 19h, o lançamento do livro “Lula: Volume 2”, do jornalista e escritor Fernando Morais. O evento contará com a presença do autor. A obra é a continuação da trilogia biográfica sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste segundo volume, Fernando Morais aborda o período entre os últimos anos da ditadura militar e a eleição de Lula à Presidência da República, em 2002, quando se tornou o primeiro operário a ocupar o cargo no Brasil.
O primeiro livro da série, lançado em 2021, retrata a trajetória de Lula desde a infância até a anulação de suas condenações pela Justiça.
Conhecido por unir jornalismo e literatura em suas obras, Fernando Morais constrói a narrativa da trilogia a partir de diferentes momentos da vida política e pessoal de Lula, fugindo do formato tradicional de biografias lineares. Os dois volumes tiveram ampla repercussão entre leitores e críticos.
Em entrevista ao podcast Conversa Bem Viver, o escritor afirmou considerar Lula o político mais importante da história do Brasil. Segundo Morais, o atual mandato do presidente terá papel decisivo na forma como sua trajetória será analisada no futuro.
Fernando Morais é jornalista, escritor e ex-deputado estadual. É autor de obras como “Olga”, “Chatô”, “O Rei do Brasil”, “Corações Sujos” e “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, livros que também ganharam adaptações para o cinema e o teatro.
Além da carreira literária, atuou na política em São Paulo como deputado estadual e secretário nas áreas de Cultura e Educação. Ao longo da trajetória, recebeu três Prêmios Esso e venceu o Prêmio Jabuti por “Corações Sujos”, nas categorias Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção. Em 2025, foi homenageado com a Ordem Nacional do Mérito Educativo.



