Uma quadrilha responsável por aplicar golpes do falso financiamento foi alvo de operação da Polícia Civil (PC) nesta terça-feira, 10, na Região Metropolitana de Goiânia. Ao todo, são cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão. 

LEIA TAMBÉM

Polícia Civil e Procon Goiás interditam empresa que aplicava golpes do falso financiamento

Empresas são multadas em mais de R$ 110 mil por aplicar golpe do falso financiamento

Os alvos, entre eles empresários, tiveram documentos e aparelhos celulares apreendidos pela corporação. O grupo, que é investigado por crimes contra as relações de consumo, estelionato, organização criminosa e conexos, fez centenas de vítimas, conforme a PC.

As investigações começaram no ano de 2023, tendo passado por mais de 20 etapas, resultando no cumprimento de mais de 50 mandados judiciais em residências e estabelecimentos empresariais. Neste período, mais de 30 pessoas jurídicas foram afastadas das funções.

O golpe

De acordo com a PC, o inquérito entrou em fase final a fim de apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos. O golpe praticado pela quadrilha se baseia no falso financiamento, principalmente de veículos.

O consumidor, ao ver um anúncio de venda de um veículos na internet, por exemplo, entrava em contato com a empresa, no qual, após promessas dissimuladas que lhe garantem a aquisição do bem em um curto prazo, de forma facilitada, era convencido a pagar quantias a título de “parcela de entrada de financiamento”. 

Passado o prazo de obtenção do crédito, sem sucesso ao adquirir o bem, o consumidor, então, entrava em contato e solicitava o rompimento contratual. Neste momento, as vítimas descobriam que, na verdade, foram induzidas a assinar um contrato de consultoria de crédito, fazendo com que a devolução dos valores fosse negada.