Evento no TCE-GO reúne Caiado e lideranças para tratar de eficiência e fiscalização

28 agosto 2025 às 11h35

COMPARTILHAR
O governador Ronaldo Caiado (UB) participou de um encontro, nesta quinta-feira, 28, com lideranças jurídicas para discutir práticas de gestão pública voltadas no uso correto dos recursos públicos.
O evento, com o nome de “Diálogo Público Goiás – Encontro de Ideias e Soluções”, aconteceu no TCE-GO foi a estreia do programa e contou com a presença do presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, o presidente do TCE-GO, conselheiro Helder Valin, e o presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim de Castro. Outras lideranças municipais também estiveram presentes como, como o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB) e o prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Zé Délio Jr. (UB).
O encontro deve seguir nesta próxima sexta-feira, 29, com oficinas sobre contratações públicas e prestação de contas das transferências federais por palestrantes especialialistas nos temas.
Em coletiva, Caiado defende o uso correto dos recursos para a aplicação de políticas públicas de saúde, educação e obras de infraestrutura. Além disso, afirma que a parceria e boas praticas de gerência entre o Executivo e o TCE-GO permitiu o Estado tenha completado as obras mantendo os parâmetros fiscalizatórios. “Nos avançamos a tal ponto que Goiás não tem nenhuma obra paralisada”, afirma.
“Ninguém abriu mao da fiscalização e da transparência completa. Mas a eficiência de resultados tem chegado em todas as áreas do Estado.”
Essa parceria teria permitido a gestão de Caiado a concluir empreendimentos que estavam paralisados desde 2006, como o Hospital Estadual de Águas Lindas (HEAL). Em contrapartida, afirma que a União acumula mais de 50% obras paralisadas segundo dados do TCU. “Das mais de 22 mil obras registradas, 11 mil estão paralisadas”, afirma.
O presidente do TCU, que está há 11 anos no cargo, parabenizou a gestão de Caiado e reafirmou a necessidade de união entre os Três Poderes. Da mesma forma, denota que uma gestão pública eficiente só pode ser feita em base no uso consciente dos recursos públicos advindos da União.
Por fim, detalha que o objetivo de toda gestão estadual ou federal deve ser voltada aos prefeitos com o “foco no cidadão”. “Devemos ensinar o gestor a não errar, antes de ter que punir”
Para Valin, o encontro representa uma busca contínua dos Tribunais de contas do País de se aproximar das gestões públicas e dos segmentos da sociedade civil. “Esse evento de hoje — e outros trabalhos desenvolvidos — tem essa finalidade, trazer progresso e desenvolvimento para a população do nosso Estado.”
Dentro disso, o presidente do TCM-GO reafirma que o futuro dos tribunais de contas é orientação para que a “sociedade possa receber os benefícios da boa aplicação dos dinheiro público”.
A conferência foi organizada pelo Governo de Goiás em pareceria com as três instâncias dos tribunais de contas (Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado de Goiás e o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás).
Leia também: Caiado deve se encontrar com presidentes dos tribunais de contas em evento do TCU em Goiânia