“É aonde o Ministério quer chegar”, diz ministro da Saúde sobre o Conecta SUS goiano

Marconi Perillo acompanhou titular da pasta, Ricardo Barros, no Centro de Informações e Decisões Estratégicas na SES-GO

Marconi e Leonardo Vilela apresentam Conecta SUS para ministro Ricardo Barros | Foto: Humberto Silva

Marconi e Leonardo Vilela apresentam Conecta SUS para ministro Ricardo Barros | Foto: Humberto Silva

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), recebeu na tarde, deste domingo (27/11), em Goiânia, o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), que veio participar da abertura XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, no Centro de Convenções de Goiânia.

Antes, acompanhou o ministro em visita ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS, na sede da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de Goiás, no Pq. Santa Cruz, juntamente com o secretário da Saúde, Leonardo Vilela. Barros conheceu todo o sistema de monitoramento que é realizado nas dependências do Conecta SUS.

Eles participaram de uma videoconferência com um servidor da SES, direto do Centro de Convenções. Em seguida, visitaram uma sala, onde foi possível acompanhar online o andamento da obra do Hospital de Águas Lindas. Em outro painel, Leonardo Vilela demonstrou ao ministro o andamento do atendimento a cada paciente do SUS, ao acessar o prontuário de atendimento de uma gestante de Quirinópolis.

Na sala de gerenciamento de crises do Conecta SUS, o ministro viu como era feito o acompanhamento de todas as ações contra o mosquito Aedes Aegypti no Estado, com dados atualizados acerca dos imóveis visitados pelos agentes de saúde.

“Este imóvel no bairro São João, no município de Mineiros, está georeferenciado e marcado em vermelho, porque tem foco do mosquito Aedes”, afirmou Leonardo Vilela, ao apontar para uma residência em um mapa digital, localizado em um dos telões do local. O ministro verificou que grande parte dos municípios goianos está com a situação controlada em relação à proliferação do mosquito.

Após visitar as dependências do Conecta SUS, ele disse ter gostado da experiência – e que pretende levar este nível de controle para o plano federal. “Para fazermos gestão, precisamos de informação. Vim visitar essa experiência, que é considerada uma das mais exitosas do Brasil. É aonde o Ministério da Saúde quer chegar, com seu painel de controle nacional”, revelou Ricardo Barros.

Marconi Perillo afirmou que a “ferramenta” desenvolvida em Goiás tem sido de suma importância para o êxito das ações na Saúde do Estado.

“O Conecta SUS acabou se transformando em um caso bem sucedido, em um modelo que está sendo olhado atentamente por vários outros governadores e secretários de Saúde. A presença do Ministro aqui nos anima muito. O maior interesse é que haja eficiência na prestação dos serviços de saúde ao usuário, principalmente um acompanhamento técnico, facilitado pelo apoio das novas tecnologias. Temos monitoradas mais de 200 ações na área da Saúde. E isso foi possível graças a esse esforço todo aqui concentrado no Conecta SUS”, completou o governador.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.