Drones serão utilizados para monitoramento no dia da votação, em Goiás
13 novembro 2020 às 20h45
COMPARTILHAR
Autoridades anunciaram diversas medidas de segurança para primeiro turno, no dia 15 de novembro
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Leandro Crispim, recebeu nesta sexta-feira, 13, representantes da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar para falar sobre segurança nas eleições municipais de 2020.
Este ano, em parceria com a Justiça Eleitoral, a Polícia Militar atuará pela primeira vez com drones para monitorar os locais de votação. Os equipamentos serão usados para identificar os responsáveis pela prática de distribuição de material gráfico nas regiões de seções eleitorais. Caso haja ocorrência criminosa, viaturas serão acionadas e os suspeitos encaminhados a uma delegacia.
De acordo com o Major Dallbian Rodrigues, a Polícia Militar ainda vai empregar, de forma exclusiva, 5.500 policiais militares para os mais de 2.400 locais de votação nos 246 municípios goianos no dia das Eeeições. Será ainda reforçado o patrulhamento ostensivo preventivo com 2.400 membros em 1.150 viaturas distribuídas no estado.
A Polícia Federal, representada pelo Delegado Adriano Mares Tarouco, reiterou a parceria com a Justiça Eleitoral na repressão dos crimes eleitorais. Tarouco informou que além de atuar na região de Goiânia, Jataí e Anapólis, locais em que há sede da PF, também foram enviadas equipes para as cidades do entorno e algumas cidades do interior de Goiás. A PF também usará , pela primeira vez,os drones para evitar ilícitos eleitorais.
A Polícia Civil do estado de Goiás, representada pela Delega Silvana Nunes Ferreira, informou que contará com equipes presenciais no dia 15 em todo o período de votação e logo após em 157 municípios agindo na repressão de crimes eleitorais.
Sabrina Leles, Delegada Titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos informou que a Polícia Civil já está atuando na capital e interior para o combate às notícias falsas, auxiliando a Justiça Eleitoral na verificação das informações disseminadas.