“Dotz é inclusivo e complementa a renda do consumidor”, afirma diretora

Programa de fidelidade, que é o maior do País, já tem 500 mil clientes em Goiás e vai expandir ações no Estado

O coordenador de parcerias da Dotz em Goiás, Lucas Edgar Campos da Costa, e a diretora regional Claudia Campolina, em entrevista na sede do Jornal Opção | Foto: Alexandre Parrode

O coordenador de parcerias da Dotz em Goiás, Lucas Edgar Campos da Costa, e a diretora regional Claudia Campolina, em entrevista na sede do Jornal Opção | Foto: Alexandre Parrode

A maior empresa de fidelidade e benefícios do País conquistou, em um ano e meio, mais de 500 mil moradores da Região Metropolitana de Goiânia. A Dotz comemora o sucesso em Goiás e pretende expandir o número de estabelecimentos parceiros até o final do ano.

Diretora regional da marca, Claudia Campolina visitou o Jornal Opção no final do último mês e, ao lado do coordenador local Lucas Edgar Campos, elencou as metas e serviços oferecidos pela Dotz.

Atualmente com 12 empresas parceiras na capital goiana, a empresa — que nasceu em São Paulo e hoje atende a 13 cidades em todo o Brasil — pretende expandir as ações por aqui. E começou anunciando os novos parceiros que vão oferecer o programa de acúmulo de pontos: Piquiras e Curta Mais.

Assim como os programas tradicionais de fidelidade, a Dotz permite que, por meio do CPF, clientes acumulem pontos (chamados dotz), que podem ser usados para troca por produtos, viagens e até para pagamento de compras. Este é o grande diferencial da marca.

O que é Dotz?
Dotz é um programa de fidelidade, são parceiros em todas as regiões do Brasil, em Goiânia são 12 parceiros. Buscamos os varejos de alta frequência em que o consumidor busca sempre. Supermercado, posto de gasolina, farmácia, banco… Ter a fidelidade nesse tipo de estabelecimento faz com que o consumidor tenha um acumulo de “dotz”, que é o nosso ‘ponto”, rápido e maior.

Temos hoje um grupo de empresas estabelecidos. Em Goiás, são dois supermercados, dois postos de combustível, o Banco do Brasil… Quer dizer, temos parceiros fortes. Agora, estamos entrando na segunda fase, ampliando nossa cartela de parceiros.

Quais são eles?
Piquiras, Mundo Verde e com a Cielo, de cartões de crédito e débito, o que vai permitir que vários estasbelecimentos pequenos possa oferecer e trocar dotz.

Como a pessoa acumula Dotz?
Por meio do CPF. Esta é a ‘chave”. Existe um cartão Dotz, mas não é necessário. O cliente pode fazer o cadastro no próprio estabelecimento, no site ou via telefone. E, para acumular e trocar os dotz, da mesma forma. Temos hoje mais de 10 mil produtos para troca, em diversas categorias. Desde viagens até pagamento de contas.

É possível pagar contas com os dotz?
Sim! Água, luz, telefone. Inclusive, temos visto um movimento muito interessante com a crise que passamos: no passado, os clientes trocavam por viagens, eletrodomésticos, em suma, lazer. Hoje, não. Usam-se dotz para complementar a renda.

Alguns gastos, como supermercado e combustível, são indispensáveis. Então, percebemos que, a despeito dos preços, as pessoas têm optado por frequentar estabelecimentos que lhes ofereçam um benefício a mais. É aí que entra o dotz.

Essa é a grande mudança e a grande importância da Dotz na vida dos consumidores. Crescemos em 135% o número de trocas em supermercados, para se ter ideia.

Um real vale um dotz?
Não. Depende do estabelecimento. É a empresa quem define isso. No entanto, no nosso site, temos nossos parceiros que oferecem até oito Dotz a cada real em compra. Não é fixo, varia.

E a troca desses dotz? É como pontuação de cartão de crédito que demoramos anos para trocar?
Não (risos). Por exemplo, falando de passagens aéreas que é o que geralmente se troca com pontuação dos cartões, nós temos, em períodos promocionais, trechos a 3 mil dotz. Mesmo que o cliente opte por se cadastrar na Dotz, ele não precisará abrir mão dos programadas de fidelidade dos bancos. Uma coisa não anula a outra. Em uma mesma compra ele pode acumular dotz e, também, pontuação no cartão de crédito.

Fechamos duas parcerias aqui em Goiânia que vale destacar. Um com o cinema Lumière, que você vai poder pagar seu cinema com Dotz. A partir de 700 Dotz, você já vai poder assistir a um filme. Também estamos lançando parceria com o Curta Mais, que vai oferecer show por meio de Dotz.

Qual a vantagem para a empresa?
A empresa procura estratégia de diferenciação para poder vender mais e ter maior rentabilidade. Nós oferecemos isso por meio da fidelização do cliente. A partir do momento em que o consumidor decide ir para aquele determinado estabelecimento porque ali, mesmo que o preço não seja o mais vantajoso, ele sabe que tem um “plus”. Torna a empresa mais competitiva.

Além disso, a Dotz “rastreia” o comportamento de cada consumidor, por meio das compras com o CPF, e conseguimos mostrar para as empresas o perfil do consumidor, possibilitando, assim, que os parceiros desenvolvam ações voltadas para esses grupos. Fidelizando e vendendo mais.

Há outro ponto importante a se destacar, a Dotz é uma empresa plural, que permeia por todas as classes sociais. Temos clientes na classe super AA, que trocam por viagens internacionais ou equipamentos eletrônicos, e também clientes da classe C e D, que trocam por créditos do celular. Somos includentes e não excludentes.

Há custo para as empresas?
Sim, há um investimento.

Como está a recepção dos goianos?
São 12 empresas parceiras. Chegamos a mais de 500 mil clientes, o que representa 42% da população economicamente ativa da cidade. Nosso target é esse: o cliente economicamente ativo, assim, temos uma base extremamente rica. No Brasil, temos 17 milhões de clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.