O maior festival da cultura cervejeira artesanal do Centro-Oeste, o PiriBier, está em sua 15ª edição e vai permitir aos participantes que possam contribuir com as cervejarias artesanais do Rio Grande do Sul. Os microempreendedores também estão sofrendo com os impactos sociais, econômicos e humanitários do desastre climático que acometeu a região e já deixou mais de 160 mortos. Um estande multimarcas foi criado pela organização do evento, onde todo o recurso arrecadado com a venda das cervejas será destinado aos microcervejeiros gaúchos.

O festival vai ocorrer na cidade de Pirenópolis durante o feriado de Corpus Christi, começando quinta-feira, 30, até o dia 1 de junho (sábado). “Toda a venda do Stand Amigos do Lúpulo será 100% destinada à Associação Gaúcha de Microcervejarias, que coordenará o atendimento aos cervejeiros mais afetados. É uma oportunidade que estamos oferecendo para quem está participando do evento poder exercer a sua solidariedade”, explica o idealizador, Ricardo Trick.

Cerveja do Sul

O Stand foi realizado com o apoio da Balbúrdia Cervejaria (SC), em que 600 litros de chope foram arrecadados de diferentes cervejarias de Blumenau e de Uberlândia e trazidos para Goiás. Rafael Marghotti, um dos proprietários da Balbúrdia Cervejaria, explica como surgiu a ideia e fala sobre o histórico de desastres enfrentados em Blumenau (SC).

“Além de ser a capital brasileira da cerveja, a cidade tem um histórico de várias enchentes e sabemos das dificuldades para os pequenos produtores superarem este desafio. Já participamos de outra edição do Piribier e reunimos outras cervejarias de Blumenau para ajudar a montar esse estande”, destaca Marghotti.

Filipe Bortolini, Presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), explica que a associação tentou arrecadar cervejas do RS para enviar ao evento, mas não conseguiram porque, além de muitas cervejarias estarem sem estoque e impossibilitadas na produção, as cervejas disponíveis não puderam ser enviadas por falta de logística disponível. As condições em que ficaram as estradas do estado impossilitam a mobilidade urbana.

“Desse modo, a solução foi o estande multimarcas com cervejarias de outros lugares para conseguir viabilizar a ação. Ficamos muito felizes e emocionados em ver essa grande demonstração de solidariedade com as microcervejarias gaúchas, que certamente vão precisar de muito apoio para conseguir superar os danos causados pelas enchentes”, pontua Bortoloni.

Line-up de shows

Nesta edição, foram selecionadas dez bandas para movimentar a arena PiriBier, número recorde de apresentações da história do evento (confira a programação completa ao final).

No dia da abertura, quinta-feira, 30, a banda Clube Retrô abre os trabalhos levando para o palco o rock de velha guarda. Em seguida, uma das vozes mais potentes do Centro-Oeste – Maíra Lemos – comanda o festival com um repertório especial de rock clássico. Pela primeira vez em Pirenópolis, após o sucesso da apresentação no PiriBier Goiânia, os veteranos do Biquini vão embalar o público com seus grandes sucessos. Seguidos pelos goianos do Johnny Brown e seu rock irreverente.

Na sexta-feira, 31, a banda Breakdown abre as apresentações com covers que vão de Pink Floyd a Rolling Stones. Em seguida, estreando em solo goiano, a banda Cali, comandada por Egypcio (ex-Tihuana) dá o tom do rock nacional atual. Seguido pelos Raimundos que prometem show antológico para celebrar os 30 anos da banda.

No sábado, 1, o palco é aberto com um tributo a ColdPlay comandado pela banda Super Nova, seguido pelo show mais pedido pelo público do PiriBier, a roqueira Pitty, que vai estrear turnê nacional no palco do PiriBier; e a banda Versário que promete tirar o público do chão em encerramento com chave de ouro.

Programação culinária

Durante o dia, atividades paralelas de degustações harmonizadas, comandadas por chefs e sommeliers, ganham espaço em tradicionais restaurantes da cidade. Esse ano, conforme explica o coordenador técnico do Harmoniza PiriBier e também sommelier, Thony Augusto, estão programados três almoços que vão ensinar a arte de harmonizar cerveja com outras bebidas, pratos e sobremesas inusitadas.

Na quinta-feira, 30, os embaixadores do PiriBier, os sommeliers de cerveja José Raimundo Padilha e Ronaldo Rossi vão se juntar ao chef Danilo Campos para oferecer um almoço em quatro etapas que vai harmonizar cervejas a diferentes preparos com carne de porco. O evento será em um dos quintais mais charmosos de Pirenópolis, o Zazá Café.

Já na sexta-feira, 31, a sommelière Bárbara Soares vai provar que cerveja e vinho podem ser degustados juntos, em um almoço em três etapas, que será oferecido no Restaurante Chico Sá, com cardápio autoral preparado pelas mãos dos chefs Antônio Roberto e Jéssica Rodrigues.

E para o último dia, o sommelier José Raimundo Padilha se une ao especialista em cachaças Ensei Neto para comandarem um almoço de quatro etapas que combina o lúpulo à cachaça, enquanto degustam pratos especialmente elaborados pela chef Cinthia Esteves, no consagrado Romaria Bistrô.

Novo espaço

Esse ano, o evento também está de casa nova nesta edição. A Arena PiriBier ganhou um novo espaço, o Green Park Eventos, distante apenas 6 minutos de carro da Igreja da Matriz, com acesso pela GO-338, ao lado do aeroporto. O espaço conta com ampla área para acomodar toda a infraestrutura do PiriBier, e ainda, estacionamento privativo. A organização do evento está providenciando um transfer para fazer a rota Igreja da Matriz – Arena PiriBier, para aqueles que preferirem deixar seus carros no centro histórico.

A cerveja artesanal, protagonista da festa, vai estar presente em mais de 300 rótulos nacionais, internacionais e regionais, com destaque para as cervejarias goianas que a cada edição surpreendem pela variedade e qualidade das cervejas. “A curadoria das cervejas que estão no PiriBier é pensada para que o público possa conhecer uma variedade de rótulos que estão sendo premiados nacional e internacionalmente; que estão fazendo trabalhos inovadores, adicionando ingredientes que valorizam a experiência e a degustação da cerveja”, explica o idealizador do evento, Ricardo Trick.

Cervejas sem glúten e zero álcool incrementam as opções de bebidas disponíveis, que também contam com drinks, vinhos regionais e refrigerantes.