Presidente e ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), são esperados na comemoração do aniversário da capital

Prefeito Paulo Garcia, presidente Dilma e o governador Marconi Perillo durante lançamento do BRT Norte-Sul, em Goiânia | Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff (PT) deve participar da inauguração da Praça Cívica — que será entregue no dia 24 de outubro, data do aniversário de Goiânia. O prefeito Paulo Garcia, também do PT, fez o convite formal e aguarda resposta positiva. Afinal, a obra foi feita com recursos do PAC Cidades Históricas.
Além da petista-chefe, várias autoridades são esperadas no evento, como o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e parlamentares goianos em Brasília.
Concluída em tempo recorde (dois meses antes da data prevista), a requalificação da praça substituirá o asfalto [que era estacionamento] por piso de pedras portuguesas e blocos intertravados. Além disso, uma ciclovia será implantada.
O monumento em homenagem ao fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, será retirado do local atual e instalado nas proximidades da antiga secretaria de Finanças — que foi demolida e dará lugar a uma obra do artista plástico Siron Franco. O Monumento às Três Raças será restaurado e, ao seu redor, será edificado um teatro de arena com capacidade para 900 pessoas.
Além disso, a prefeitura realiza a restauração dos obeliscos, das fontes luminosas, a reforma dos quiosques, além da intervenções de paisagismo, plantio de novas espécies de árvores, troca da iluminação e reforma dos bancos.
Já imaginaram como ficaria a Praça Cívica cercada por muros de contenção? Dia 24 vocês matarão a curiosidade.
Seja bem-vinda à Goiânia, Dilma. Só tome cuidado com o prefeito, ele é petista. Você pode encontrar certa resistência por parte dele. Mas do Governador, fique tranquila: Ele é do PSDB. Se tipicamente o PSDB nunca representou ameaça a qualquer petista, Marconi é ainda mais dócil que o Alckmin.