Considerada a principal data para o comércio no primeiro semestre do ano, o Dia das Mães deve movimentar R$ 183 milhões na Região Metropolitana de Goiânia. Apenas na capital, o montante previsto é de R$ 121 milhões injetados na economia. 

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Ao todo, 94% dos consumidores devem ir às compras, em Goiânia. A parcela (6%) dos que não irão presentear apontou como principais fatores a falta de condições financeiras ou não considerarem a data importante, conforme levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL).

As lojas devem esperar maior movimentação entre os dias 3 e 9 de maio, já que 39% dos consumidores apontaram que é nesse período que irão em busca dos presentes. Outros 35% disseram que pretendiam ir às compras entre 22 de abril e 2 de maio. 

Para o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira, o Dia das Mães de 2024 combina alguns fatores que ajudam a explicar o índice expressivo da intenção de compras, como a queda na inadimplência. A liberação do 13º salário dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também terá influência no poder de compra, segundo o dirigente. 

“O potencial é gigantesco. A primeira parcela sai antes do segundo domingo de maio e deve injetar mais de R$ 33 bilhões na economia. O comércio certamente se beneficia desse montante. Cabe ao lojista se preparar”, afirmou.

O pagamento à vista aparece no topo da preferência dos consumidores goianienses (64%), seguido pelo pagamento parcelado (35%). Comparando a situação financeira atual com a de 2023, a maioria (43%) dos participantes informou que vai gastar o mesmo valor do ano passado. 

Para 21%, o investimento será maior e, para 15%, o valor será menor. Ao todo, 89% declararam que vão pesquisar preços antes da efetivação da compra. 

Valor médio

Na comemoração de 2024, o ticket médio para o Dia das Mães será de R$ 155, com cerca de dois produtos por cada consumidor. Em relação aos produtos mais mencionados no levantamento, os artigos de vestuário (roupas e calçados) seguem como os preferidos pelos consumidores (51%), seguidos por perfumes e cosméticos (16%) e flores e cestas (13%). 

No geral, 63% dos participantes informaram que pretendem realizar suas compras presencialmente. Desses, 48% declararam que irão realizar as compras em lojas de ruas e 36% afirmaram que irão comprar nos shoppings. Outros 22% dos consumidores pretendem realizar as aquisições pela internet. 

Quanto aos diferenciais para efetivação das compras presenciais, 44% afirmaram que procuram por preço e promoção, seguidos por 13% que buscam por qualidade.