COMPARTILHAR

Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Vinícius Cirqueira ainda vai tramitar em comissões para depois ser votado pelo plenário

Deputado estadual Vinícius Cirqueira quer colocar os presos para pagarem o valor das tornozeleiras eletrônicas | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

A proposição nº 15/2019 foi protocolada na Assembleia Legislativa de Goiás pelo deputado estadual Vinícius Cirqueira (Pros) no final de fevereiro. O parlamentar propõe que os presos paguem o valor dos aparelhos de monitoramento eletrônico, assim retirando esse custo do Estado.

“Os condenados beneficiários da fiscalização por meio de monitoração eletrônica arcarão com as despesas de aquisição e manutenção do equipamento, enquanto dele fizerem uso”, explicou Cirqueira.

Segundo dados divulgados pela Diretoria Geral de Administração Penitenciaria (DGAP), cada condenado que utiliza o sistema de monitoração eletrônica custa R$ 210,00 por mês. E atualmente o Estado tem dívida de R$ 4,5 milhões com a empresa fornecedora do serviço.

O parlamentar justificou a propositura dizendo que “impor aos condenados beneficiários da
monitoração eletrônica a obrigação de suportarem as despesas do equipamento e sua
manutenção. Além de representar regime de cumprimento de pena mais benéfico que
o confinamento no estabelecimento prisional, o uso da tornozeleira permite ao
condenado exercer trabalho remunerado, o que facilitará o pagamento de tais
despesas”.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o projeto foi distribuído para o deputado Amilton Filho (SD) como relator e, depois de aprovado em comissão, será votado pelos parlamentares em plenário. Após esse trâmite no Legislativo, o governador ainda precisa assinar a sanção para virar lei.