Deputado propõe construção de barragem na bacia do Meia Ponte
07 fevereiro 2022 às 06h30

COMPARTILHAR
Proposta prevê criação de programa de incentivo a construção de barragens produtoras de água para consumo humano

Um projeto que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) quer instituir um programa de incentivo de construção de barragens produtoras de água na bacia do Rio Meia Ponte. A proposta 7.366/21, de autoria do deputado Wagner Neto (Pros), estabelece que a execução das obras serão de exclusividade da iniciativa privada com fiscalização do Poder Público.
O objetivo do projeto é diminuir a estiagem nos meses de setembro e outubro na capital. A vazão mínima a ser mantida é prevista em 2m3/s no período. Os chamados “produtores de água”, responsáveis pela execução das barragens, terão remuneração pela manutenção.
Para justificar a medida, o autor da proposta argumentou que as barragens podem amenizar o impacto das alterações climáticas no país. “Com esse programa acreditamos que, se não resolver, ao menos diminuirá o impacto que a estiagem sempre provoca no abastecimento de água na região Metropolitana de Goiânia, principalmente na Capital”, afirmou o deputado.
A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Se aprovada, o colegiado estará apto a votar o projeto em dois turnos.