Deputada assume luta antimanicomial em Goiás com projeto para humanizar tratamentos
13 outubro 2019 às 13h00
COMPARTILHAR
Matéria apresentada na Assembleia Legislativa institui a semana de luta antimanicomial no Estado

A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa para instituir a semana de luta antimanicomial em Goiás. A ideia é conscientizar a ala psiquiátrica, famílias e os próprios pacientes de que existe tratamento no ramo com respeito, atenção e dignidade humana, sem retirar o indivíduo do convívio social e familiar.
O Brasil possui legislação em âmbito federal com a construção dos Centros de Assistência Psicossocial (Caps), que possui centenas de unidades espalhadas nas capitais, e planos orientadores sobre tratamento e assistência social e psiquiátrica, elaborado pelo Ministério da Saúde.
Em Goiás, a parlamentar acredita que esse tema precisa ser mais discutido, ainda mais com o avanço das chamadas “doenças do século” dentro da sociedade. “Crescem indicadores de depressão, automutilação, suicídio e até casos mais graves de esquizofrenia no nosso estado”, relata Leda Borges.
O projeto vai tramitar em comissão específica para ser aprovado em plenário e depois sancionado pelo governador de Goiás.