O cursinho popular comunidade FazArte/UFG está com inscrições abertas para estudantes interessados em se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para se inscrever vai até o dia 24 de fevereiro, mas a primeira chamada dos selecionados para participar do projeto gratuito já sai no dia 16 de fevereiro.

Podem participar pessoas de todas as idades que estudam ou estudaram em escolas públicas. “O critério de seleção prevê ainda o inverso das cotas. Priorizamos mulheres, negros e pardos”, comentou um dos professores coordenadores do projeto, Gabriel Vilela. Para se inscrever, basta acessar o seguinte link: forms.gle/dKpbZAgv8XQVsGnM9.

Serão oferecidas 100 vagas, divididas em duas turmas de 50. As aulas serão presenciais aos sábados, das 8h30 às 16h30, no Campus Goiânia Centro do Instituto Federal de Goiás (IFG), que fica ao lado do Parque Mutirama. O primeiro encontro será no dia 25 de fevereiro e a participação nesse dia é fundamental para garantir a vaga. “Se houver desistências, há a possibilidade de fazermos uma 2ª e 3ª chamadas”, revelou.

O professor explica que o cursinho é completo, com todas as disciplinas, mas que não possui um caráter conteudista, como os da rede particular de ensino. “Focamos na formação crítica. E os alunos que já passaram pelo nosso projeto, acabam voltando pro projeto. Todos os anos, cerca de 20 ex-alunos voltam como professores ou voluntários em outras atividades”, comentou.

O cursinho popular comunidade FazArte existe desde 2005 e hoje é programa de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG).