Criança com doença rara é apelidada de “pequena tartaruga ninja” pelos pais
25 abril 2023 às 15h22
COMPARTILHAR
Apelidado pelos pais de “pequena tartaruga ninja”, James McCallum, uma criança de 1 ano e meio, nasceu com uma doença rara na pela que faz nasce uma espécie de “casco” nas costas. Mas os genitores, Kaitlyn e Tim McCallum, garantem que o apelido do menino que nasceu na Flórida, nos Estados Unidos, é carinhoso. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Com apenas dois meses de vida, a criança foi diagnosticada com nevo melanocítico congênito (NMC), um tipo de marca de nascença pigmentada que pode aparecer em qualquer parte do corpo. No caso de James, a deformidade ocupava 75% das costas e rapidamente se espalhou e ficou grossa e irregular.
Os pais relatam que com o tempo, perceberam que James tinha dificuldade pra dormir e que coçava as costas constantemente. “Tínhamos que dormir com o James de lado, pois ele não conseguia abaixar a cabeça porque a casca era muito volumosa”, disse a mãe.
Cerca de 1% dos bebês nascem com essa marca no mundo todo. A doença da criança da Flórida atinge um a cada 20 mil nascidos vivos e o que causa a deformidade é o desenvolvimento anormal das células pigmentares durante os três primeiros meses de gravidez. Apesar de benigno, se não for tratado, o nevo pode atingir o cérebro e a medula espinhal. Nesse caso, leva a convulsões e aumenta o risco de câncer de pele no futuro.
No caso de James, foram necessárias duas cirurgias para remover as manchas na pele. A previsão dos médicos é que até agosto, quando o menino vai completar 2 anos, ele já esteja completamente curado.