Coronavírus já varreu Ásia Oriental há cerca 20 mil anos, diz estudo
30 junho 2021 às 17h39
COMPARTILHAR
Pesquisa foi publicada na revista científica Current Biology e caracteriza a descoberta como uma epidemia, mas, que pode colaborar para análises atuais sobre a Covid-19
Um estudo publicado na revista científica Current Biology e liderado pelo biólogo evolucionista da Universidade do Arizona, David Enard, mostra que existem indícios de uma epidemia de coronavírus que varreu a Ásia Oriental há cerca de 20 mil anos. A descoberta pode ter relevância para a pandemia da Covid-19 hoje.
De acordo com os pesquisadores, nos últimos 20 anos, três coronavírus se adaptaram para infectar humanos e causar doenças respiratórias graves: covid-19, SARS e Mers. O mais antigo deles, denominado HCoV-NL63, pode ter tido origem há 820 anos.
Nos últimos anos, os estudiosos estão analisando o genoma humano para esses padrões de variação genética. Foi feita uma comparação com o DNA de milhares de pessoas em 26 diferentes lugares do mundo, analisando uma combinação de genes conhecidos por serem cruciais para os coronavírus, mas não para outros tipos de patógenos.
Em populações da Ásia Oriental, os cientistas então, descobriram que 42 genes desses tinham uma versão dominante. Para os pesquisadores, isso era um sinal de que as pessoas naquela região se adaptaram a um antigo coronavírus. Assim, todos os 42 genes aproximadamente o mesmo número de mutações. Eles calcularam que todos esses genes desenvolveram suas mutações antivirais em algum momento entre 20 e 25 mil anos atrás.
*Com informações do Estado de S. Paulo