Com ministro das Cidades, Governo implanta Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital

09 novembro 2018 às 13h05

COMPARTILHAR
Goiás é quarto estado a criar esse serviço entre os prestados pelo Detran

Na manhã desta sexta-feira (9/11), o governador de Goiás, José Eliton (PSDB), e o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, lançaram o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) no Estado. Goiás é, assim, a quarta unidade da federação a implantar o serviço no Detran do Estado.
“Nosso objetivo é simplificar a vida do brasileiro, com ferramentas de tecnologia inovadoras e menos burocracia”, declarou o ministro Alexandre Baldy, em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. José Eliton relatou aos presentes que “Goiás segue avançando em outras áreas importantes”, e garantiu que, até o fim do ano, vai “eliminar a utilização de papel no âmbito da administração pública estadual, economizando valores significativos”.
O governador lembrou que o ministro Alexandre Baldy contribuiu com o Governo de Goiás por ter exercido “um papel importante para a modernização do Estado Brasileiro e, com certeza, um ganho qualitativo a todos os estados da federação”. Com o lançamento da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), os condutores goianos terão, a partir de agora, a documentação do veículo e a carteira de habilitação reunidos em um único aplicativo de celular, disponível nos sistemas Android e iOS.
Como funciona
Com o lançamento da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) os condutores goianos terão, a partir de agora, a documentação do veículo e a carteira de habilitação reunidos em um único aplicativo de celular, disponível nos sistemas Android e iOS.
O principal diferencial dessa nova plataforma é o compartilhamento do CRLV Digital, caso o proprietário empreste o veículo para terceiros. Além disso, ele permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital. “O documento eletrônico poderá ser apresentado em substituição ao CRLV físico desde que apresentado no aplicativo específico, desenvolvido pelo Serpro para o Denatran”, explicou o presidente do Detran Goiás, Flávio Prates.
Goiás foi o primeiro Estado da Federação a disponibilizar a CNH Digital. As primeiras emissões tiveram início em setembro de 2017. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso. Quem já possui o aplicativo CNH Digital não precisa realizar o download do CRLV Digital, pois o aplicativo será atualizado automaticamente.