Com foco no potencial agropecuário do Tocantins, feira Agrotins tem início nesta terça (5/5)
05 maio 2015 às 11h56
COMPARTILHAR
Consolidado como um dos maiores encontros agropecuários do Brasil, evento promete levar mais de 100 mil pessoas ao Centro Agrotecnológico de Palmas
Maior feira do Norte brasileiro e um dos principais eventos agropecuários do mundo, tem início nesta nesta terça-feira (5/5) a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. Em Palmas, 530 expositores vão apresentar o que há de mais moderno na área, colocando o Tocantins na vanguarda das discussões sobre as novas formas de produção sustentável
A 15ª edição do evento será realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional, e conta com o apoio do Governo do Estado. De acordo com os organizadores, a expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas passem pela feira, que oferecerá mostras e comercialização de máquinas, equipamentos, animais e serviços agropecuários, bem como cursos, palestras, além de julgamento de animais, torneio leiteiro e provas equestres.
Numa área total de 60 hectares, a infraestrutura promete surpreender os participantes da Agrotins — reconhecida nacionalmente como um evento técnico que promove o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, apoiando e divulgando as ações de pesquisa ao setor produtivo.
A abertura oficial está marcada para as 10 horas desta quinta-feira (7/5) e contará com a presença da ministra da Agricultura e senadora eleita pelo Tocantins, Kátia Abreu (PMDB), do governador Marcelo Miranda (PMDB), do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e autoridades nacionais. A Agrotins segue até o sábdo (9/5).
Confira a programação dos quatro dias do evento aqui.
Tema
O Tocantins tem alcançado avanços significativos na produção de grãos, impulsionados pelos investimentos dos produtores e ações de incentivos do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro). Nos últimos dez anos, a produção de grãos teve um crescimento superior a 180% na área plantada e 240% na produção, evidenciando o avanço tecnológico nas propriedades.
E é este crescimento, que tem como aliado as excelentes condições edafoclimáticas, ou seja, solo e clima favoráveis para o desenvolvimento da agricultura; topografia plana, aptidão à mecanização, período de chuvas bem definido e bastante luminosidade, além de uma considerável localização geográfica que permite um melhor escoamento da produção, que o Governo do Estado escolheu como tema para a Agrotins 2015, a “Cadeia Produtiva de Grãos”.
Uma oportunidade para transformar a agricultura tocantinense, uma Feira de Tecnologia Agropecuária que tem como objetivo apresentar as novidades para aperfeiçoar a produção, apoiar e incentivar o produtor a continuar produzindo uma agricultura sustentável.
A área do estado corresponde a 27,76 milhões de hectares, destes, 13,8 milhões (aproximadamente 50 % da área) possuem potencial agrícola, segundo a Secretaria de Planejamento do Estado do Tocantins – Seplan-TO.
Atualmente, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, a área cultivada por grãos é de 1,16 milhões de hectares, o que faz do Tocantins o estado com maior área plantada na região norte do país. Entre os grãos, destacam-se a cultura da soja com 817,3 mil hectares na safra 2014/2015, seguida pela cultura do milho com 169 mil hectares – somando-se o milho de primeira safra e de segunda safra (safrinha) – e o arroz com 122,9 mil hectares, considerando as áreas de várzeas tropicais e o cultivo em sistema de sequeiro.
O Estado é terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil e a expectativa é de que a produção aumente mais 21,83 mil toneladas nesta safra. Já o arroz sequeiro, terá um crescimento maior, 21,4%, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Assim como na área plantada, o Tocantins também é o líder na região norte em termos de produção com 3,74 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015.