Colégios Militares dominam ranking de melhores escolas públicas de Goiás

Das dez com melhor desempenho no Enem 2015, seis são geridas pela Polícia Militar. Contudo, médias ficam bem aquém de particulares

Alunos do colégio militar | Foto: Wildes Barbosa

Alunos do colégio militar | Foto: Wildes Barbosa

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), divulgou na manhã desta terça-feira (4/10) o ranking do desempenho das escolas brasileiras no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

Das dez escolas públicas de Goiás (municipais, estaduais e federais) mais bem colocadas na lista, seis são colégios geridos pela Polícia Militar. A unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis, que fica em Goiânia, está em 2º lugar, com média 554 nas provas objetivas.

A mais bem avaliada, no entanto, não é militar. O primeiro lugar ficou com o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), da Universidade Federal de Goiás, que obteve média 559. O Cepae foi o único entre as públicas a superar a média das particulares em todo o Brasil, de 556,6.

As demais escolas que não são militares são o Colégio Estadual Garavelo Park, de Aparecida de Goiânia; o Colégio Estadual Pré-Universitário, de Goiânia; e o Colégio Educacional de Período Integral Doutor Genserico Gonzaga Jaime, de Anápolis. Elas atingiram, respectivamente, 530, 522 e 521, e ultrapassaram a média das escolas públicas brasileiras, que obtiveram nota 486,5 e também o ranking geral, que foi de 515,8.

 

Veja o ranking das dez melhores escolas públicas de Goiás:

Ranking nacional  Escola  Média
2902º Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae)  559
3171º Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis (Goiânia)  554
3414º Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Cezar Toledo (Anápolis)  551
3945º Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Carlos Cunha Filho (Rio Verde)  543
4479º Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Hugo de Carvalho Ramos (Goiânia)  535
4797º Colégio Estadual Garavelo Park (Aparecida de Goiânia)  530
5281º Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Dionaria Rocha (Itumbiara)  524
5402º  Colégio Estadual Pré-Universitário (Goiânia)  522
5416º  Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Gabriel Issa (Anápolis)  522
5489º  Colégio Educacional de Período Integral Doutor Genserico Gonzaga Jaime (Anápolis)  521

 

3 respostas para “Colégios Militares dominam ranking de melhores escolas públicas de Goiás”

  1. Avatar Rafael Saddi disse:

    Lamentável a matéria. Vamos lá fazer uma análise séria dos dados.
    Em primeiro lugar, o único colégio da rede federal de ensino que apareceu nos índices do ENEM foi o CEPAE-UFG. Ora, ora. Logo o primeiríssimo lugar no ranking de todas as escolas públicas de Goiás.
    Os Institutos Federais, inclusive o IFG, ficaram de fora da lista do ENEM 2015. Ora, ora, estes sempre apresentam notas maiores que os dos Colégios da Polícia Militar. Mas, foram excluídos e estão questionando o INEP dos motivos da exclusão.
    (http://www.ifg.edu.br/…/90201-conif-solicita-inclusao-dos-i…)
    É claro que a exclusão dos Institutos Federais foi para lançar matérias como a da GLOBO hoje afirmando que as melhores escolas são as privadas e não as públicas. Matéria tendenciosa? Matéria com interesse em reforçar a ideia de privatização? Claro.
    Em segundo lugar, o INEP fornece também, junto com a nota do ENEM, o nível sócio-econômico das escolas.
    Ao isolar a nota do ENEM do nível socio-econômico da escola, o jornalista Alexandre Parrode, do Jornal Opção, cria uma ilusão de que estas escolas são melhores simplesmente por serem militares.
    Mas, vejamos. SOMENTE 07 ESCOLAS PÚBLICAS EM GOIÁS, das que apareceram no ENEM 2015, APRESENTAM NíVEL SOCIO-ECONOMICO ALTO.
    Destas 07, 01 é o CEPAE -UFG e outras 05 SÂO COLEGIOS DA POLÍCIA MILITAR. Ou seja, os colégios da Polícia Militar, em comparação com as demais escolas estaduais, são extremamente excludentes.
    O mais interessante. 06 ESCOLAS, das 07 COM NÍVEL SOCIO-ECONÔMICO ALTO, estão entre estas 10 melhores que foram citadas na tabela.
    As cinco primeiras da tabela são Nível Socio Econômico ALTO e a 7.o. colocada, O Colégio da Polícia Militar de Itumbiara, também.
    A grande questão não é portanto o fato das escolas da Polícia Militar. com nível sócio econômico Alto, estarem entre as primeiras.
    A questão é uma das escolas da Policia Militar com nível sócio econômico ALTO ficar atrás de uma escola estadual com nível econômico Médio, como é o caso do Garavelo Park, que ficou em 6.o. lugar.
    Isso se acharmos que qualidade da educação se mede simplesmente com nota no ENEM.

    • Avatar Tatiana disse:

      Rafael, mas as melhores escolas são mesmo as privadas e não as públicas. Pois nem as escolas militares, nem os IFs, representam a realidade qualidade do ensino público brasileiro, pois nestas escolas estudam uma minoria de alunos, do conjunto total de alunos de alunos de escolas públicas, e geralmente, são alunos selecionados , com um perfil específico, que também não representam o perfil da maioria dos alunos das escolas públicas estaduais e municipais, onde estuda a grande maioria dos alunos brasileiros. Estas, sim, são representativas da realidade da educação pública brasileira.

  2. Avatar Estrela disse:

    O que falta nas demais escolas públicas é o que sobra nas escolas militares: compromisso, responsabilidade e hierarquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.