O número de afogamentos em janeiro aumentou mais de 16% se comparado ao mesmo período do ano passado, em Goiás. Ao todo, foram 14 vítimas registradas pelo Corpo de Bombeiros no mês. Em 2023, as ocorrências chegaram a 12.

LEIA TAMBÉM

Número de afogamentos em Goiás tem aumento de mais de 50% em 2023

Número de afogamentos em 2023 já supera o registrado em todo ano passado

Em fevereiro, até o momento, foram contabilizados três acionamentos. O número, porém, pode sofrer um aumento considerável com o feriado prolongado de Carnaval que começa nesta sábado, 10, e se estende até a próxima terça-feira, 13. Em fevereiro de 2022, foram registrados 15 afogamentos.

A fim de evitar vítimas, o Corpo de Bombeiros, em conjunto com a Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC), lançou a Operação Carnaval 2024 nesta sexta-feira, 9. No total, 248 militares, 84 viaturas, 23 embarcações e 34 mergulhadores serão mobilizados durante o feriado. 

Além das 50 unidades operacionais espalhadas pelo estado, o Corpo de Bombeiros também irá reforçar o efetivo em 40 pontos de apoio montados em locais considerados de grande fluxo de foliões como Goianésia, Caldas Novas, São Simão, Aruanã e Três Ranchos. Os bombeiros vão estar especialmente focados na prevenção de afogamentos e no rápido atendimento de acidentes nas rodovias, que costuma aumentar o número de acidentes. 

Postos de apoio e monitoramento serão montados à beira de lagos, represas e rios, onde se observa uma grande concentração de turistas. Os militares terão à disposição embarcações como canoas e moto náuticas, além dos equipamentos de segurança obrigatórios como coletes salva-vidas e boias para reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para os foliões que necessitarem de socorro especializado.

Carnaval 2023

No carnaval de 2023, a corporação registrou sete ocorrências de afogamento, sendo que uma delas resultou em óbito. A ocorrência de óbito foi registrada no Lago Corumbá IV, em Abadiânia, onde um jovem de 18 anos se afogou. 

Os bombeiros orientam que nesta época do ano é importante que os foliões estejam atentos às medidas de segurança, evitem comportamentos de risco e sigam as orientações das autoridades. Veja algumas dicas:

  • Nunca nade sozinho, mantenha-se sempre acompanhado por amigos ou familiares;
  • Evite nadar em áreas desconhecidas ou sem a presença de salva-vidas;
  • Esteja atento às condições do mar, lagos ou rios, especialmente se houver correntezas ou ondas fortes;
  • Evite o consumo excessivo de álcool ao nadar, pois pode comprometer suas habilidades e julgamento;
  • Utilize sempre coletes salva-vidas ao participar de atividades aquáticas, especialmente se não souber nadar;
  • Ensine crianças sobre segurança aquática e supervisione-as de perto enquanto estiverem na água;
  • Em caso de emergência, não hesite em pedir ajuda imediatamente aos bombeiros ou outros profissionais de segurança.