O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu duas listas tríplices para o preenchimento de vagas de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Entre os integrantes da primeira lista está o advogado goiano Flávio Jardim. Conforme apurado pela Folha S. Paulo, Jardim é apoiado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para o cargo no TRF1.

Já Liz Marília Vecchi, advogada também goiana, é apoiada por atuais desembargadores do TRF1, e figura como forte concorrente. Ela é a única da lista com inscrita na seccional Goiás.

Diogo Condurú, por sua vez, é respaldado pelo governador Helder Barbalho (KDB), do Pará, e pelo PT do Estado.

Na segunda lista, destaca-se Eduardo Martins, filho do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que conta com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, sendo um dos favoritos.

Vicente Viana, apoiado pelo líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), e Rebeca Moreno, de Rondônia, também estão na disputa.

O presidente da República ainda não indicou quando realizará a escolha entre os candidatos. Além disso, outras pendências na área incluem a definição do novo ministro da Justiça, que substituirá Flávio Dino, e devem ser resolvidas até o final deste ano.

Leia também: