Campanha do governo incentiva denúncia de crimes de violência contra mulher
08 março 2016 às 16h36

COMPARTILHAR
Marconi propõe criação da Comenda Cora Coralina em evento que reuniu representantes do sexo feminino dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

O governador Marconi Perillo (PSDB) lançou na tarde desta terça-feira (8/3), em evento no Palácio das Esmeraldas, campanha publicitária que incentiva as vítimas a denunciarem a violência contra a mulher. Intitulada “Não adianta Maquiar o Desrespeito. Tome uma atitude, disque 180”, a campanha é resultado de ações conjuntas entre a Secretaria Cidadã e Polícia Civil, com distribuição de cartilhas sobre os direitos da mulher, esclarecimentos sobre assédio moral e sexual e sobre como realizar denúncias de atos de violência contra a mulher.
“Mesmo com avanços consideráveis no Brasil e em Goiás, ainda há desigualdade, as mulheres ainda são vítimas de maus tratos”, observou Marconi, ao se referir à campanha. A secretária Cidadã, Lêda Borges, apresentou uma frente de mobilização social entre a Secretaria Cidadã e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que complementa a ação no mês de março.
Denominada “Bolsa de Mulher Cabe Tudo”, a ação consiste em arrecadar materiais de higiene pessoal e de beleza para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Ao ressaltar que Goiás foi o primeiro Estado a criar uma secretaria da Mulher e também uma superintendência, Lêda destacou o mérito do governador Marconi.
“Um gestor a quem devemos reverenciar, que merece todo o nosso respeito”, disse, citando, em seguida, os programas que compõem a rede de atendimento e proteção à mulher, como o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM); Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM); Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI).
Ela também citou a Patrulha Maria da Penha, que atende ocorrências de violência doméstica e garante o cumprimento das medidas protetivas asseguradas pela Lei Maria da Penha. A presidente da OVG, primeira-dama Valéria Perillo, realçou o trabalho do governo estadual pela qualificação profissional das mulheres e lembrou que elas representam 68% dos beneficiários da Bolsa Universitária.
O governador reiterou o compromisso com as lutas e demandas legítimas das mulheres.
“Temos dado suporte e apoio às mulheres nos mais variados campos, principalmente no que diz respeito às mulheres vítimas de violência. Multiplicamos o número de delegacias da Mulher no nosso Estado. Hoje temos 26. Apesar das limitações financeiras, da conjuntura econômica de crise, procuramos avançar ao longo do tempo, e vamos continuar perseguindo esses objetivos. Não tem faltado apoio às mulheres e às minorias por parte do governo estadual.”
Comenda
Marconi propôs às secretárias de Educação, Raquel Teixeira, e Cidadã, e Lêda Borges, a criação da Comenda Cora Coralina, para agraciar mulheres que se destacarem em diferentes áreas de atuação no Estado. “Sugiro Cora porque ela simboliza bem a luta da mulher goiana, e é uma mulher das letras, nossa poetisa”, disse.
“Se concordarem já podemos elaborar o projeto e encaminharmos à Casa Civil, e eu espero que no próximo ano, nessa mesma época, possamos fazer as condecorações com a Comenda Cora Coralina”, declarou.
Ao término dos discursos, todos assistiram à apresentação da harpista Aline Araújo, da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Participaram do evento também o vice-governador José Eliton; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Alves Miranda Arantes; a presidente do TCE, Carla Santillo; a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco; a presidente do LIDE Mulher Goiás, Helena Ribeiro, entre outras autoridades. (Com Gabinete de Imprensa)