Caminhoneiro vira réu por causar a morte de quatro policiais do COD

22 maio 2024 às 08h53

COMPARTILHAR
O caminhoneiro Diego Michael Cardoso, de 40 anos, se tornou réu por provocar a morte dos quatro policiais militares do Comando de Operações de Divisas (COD) no acidente ocorrido em 24 de abril, na BR-364, em Cachoeira Alta. Diego foi indiciado por invadir a pista contrária da rodovia em alta velocidade enquanto conduzia uma carreta carregada com 70 toneladas de milho.
Leia também:
Quatro policiais morrem em acidente com carreta em Cachoeira Alta
A Polícia Civil (PC) concluiu que o caminhoneiro pretendia fazer uma ultrapassagem em local proibido, enquanto os policiais vinham no sentido contrário, provocando a colisão. Na denúncia aceita pela Justiça, o promotor Tommaso Leonardi afirma que o crime de homicídio se enquadra como dolo eventual, quando não há a intenção, mas se assume o risco.
“O acusado [assumiu] o risco da produção do resultado, vez que é motorista profissional e tem conhecimento de peso e velocidade em relação ao caminhão. Além disso, possui ciência acerca dos riscos de se fazer uma ultrapassagem proibida”, diz trecho da decisão.
Vítimas
As vítimas do acidente são o subtenente Gleidson Rosalen Abib, de 34 anos, os sargentos Anderson Kimberly Dourado de Queiroz, de 42, e Liziano Ribeiro Júnior, de 44, e o cabo Diego Silva De Freitas, de 33 anos. O grupo voltava de uma apreensão de cigarros oriundos do Paraguai, em Caçu.
Diego foi preso no dia 10, quando estava viajando a serviço na BR-153, em Goiatuba. A prisão foi decretada após a perícia constatar que a versão do motorista seria mentirosa. A PC afirmou que o motorista mentiu em seu depoimento e tentou encobrir o testemunho de um empregado que estava em outro caminhão próximo.
A suposta omissão de Diego foi citada na decisão do juiz ao negar, no dia 17, o pedido de revogação da prisão feito pela defesa do motorista. O magistrado afirmou que a soltura de Diego neste momento, pelo material apresentado até então, poderia representar um risco de intimidação das testemunhas.
