Corpo de Bombeiros vai rever projeto de edifício irregular da Praça do Sol

Depois de autorizar, sem observar supostas irregularidades previstas nas pr├│prias regras da corpora├º├úo, t├®cnicos decidiram reavaliar projeto

Depois de reportagem do Jornal Op├º├úo apontar poss├¡veis novas suspeitas no edif├¡cio City Vogue Pra├ºa do Sol, empreendimento da construtora City Solu├º├Áes Inteligentes, o Corpo de Bombeiros do Estado de Goi├ís (CBMGO) vai solicitar nova vistoria e an├ílise do projeto, que teria sido aprovado mesmo desrespeitando normas da pr├│pria corpora├º├úo.

Segundo den├║ncia enviada ao Minist├®rio P├║blico do Estado de Goi├ís (MP-GO), e ignorada pelo ├│rg├úo porque ÔÇ£traz apenas suposi├º├ÁesÔÇØ, a fachada lateral esquerda indica aberturas com alum├¡nio e vidro incolor com dis┬¡t├óncias inferiores a 1 metro, quan┬¡do a Norma T├®cnica 09/2017 do CBMGO estabelece no item 6.2 que a dist├óncia m├¡nima seja de 1,20 metro.

A norma assevera que se a dist├óncia n├úo for respeitada, um prov├ível in┬¡c├¬ndio pode dar mais trabalho pa┬¡ra o controle, j├í que ÔÇ£o fogo que es┬¡teja no andar de baixo, passa pa┬¡ra o andar superior devido ├ás chamasÔÇØ. No item 6.2.1, fica claro a im┬¡port├óncia de se obedecer as normas: ÔÇ£as seguintes condi├º├Áes de┬¡vem ser atendidas pelas fachadas, com intuito de dificultar a propaga├º├úo vertical do inc├¬ndio pelo ex┬¡te┬¡rior dos edif├¡ciosÔÇØ.

O Corpo de Bombeiros informou que n├úo vai comentar aspectos t├®cnicos da obra at├® que tenha um relat├│rio da an├ílise do projeto e da obra. Para tanto, o Departamento de Seguran├ºa Contra Inc├¬ndio e P├ónico (Decip) vai demandar ao batalh├úo respons├ível pela ├írea do empreendimento que pegue o projeto na City Solu├º├Áes Inteligentes e avalie.

O Corpo de Bombeiros não arquiva projetos aprovados. A construtora convidou o Jornal Opção para visitar o local e ver o projeto mas, em cima da hora, cancelou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.