Biden ‘redecora’ Salão Oval com itens simbólicos para sua administração

Retratos, bustos, tapetes e até a poltrona presidencial foram trocados, num ato de “novos ares” e novas influências na presidência dos EUA

Salão Oval, gabinete do presidente dos EUA | Foto: Reprodução/Reuters

Não foi apenas a administração estadunidense que deu uma guinada após a posse de Joe Biden. O democrata também mudou, como é típico dos novos presidentes dos EUA, toda a imagem do Salão Oval, gabinete oficial de trabalho do presidente norte-americano. Substituindo bustos e colocando retratos, Biden buscou, em sua nova decoração, homenagear sua família, os direitos civis e a ciência.

O presidente decidiu retirar o retrato de Andrew Jackson, sétimo presidente do país, um populista que desterrou a ação cherokee e a quem Donald Trump admirava. Além dele, foi embora também o busto de Winston Churchill, político conservador britânico.

Trump havia colocado até um botão vermelho na escrivaninha, que quando apertado, acionava um mordomo que aparecia com uma coca-cola light. O dispositivo também foi retirado.

O que entrou no lugar

O presidente Biden colocou, agora no lugar, um quadro de um dos fundadores do país, o cientista Benjamin Franklin, perto de uma pedra lunar, indicando a importância que este Governo quer dar à ciência. 

Numa estante que fica atrás dele, o presidente Biden colocou uma série de fotos de sua família, acompanhados de um busto de bronze do histórico líder sindical e defensor dos direitos civis de origem mexicana César Chávez.

Biden também colocou bustos do reverendo Martin Luther King e de Robert F. Kennedy sobre a chaminé, segundo o The Washington Post, que teve acesso à sala. Também há bustos da lendária ativista dos direitos dos negros Rosa Parks, do presidente que lançou o Plano Marshall, Harry S. Truman, e de Eleanor Roosevelt, que foi primeira-dama e defensora dos direitos da mulher.

Além disso, o presidente democrata trocou a poltrona presidencial e o tapete principal, que agora é azul com detalhes florais da Administração Clinton. Continua no lugar a escrivaninha Resolute com que a rainha Vitória presenteou em 1879 o presidente Rutherford Hayes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.