Banco de leite do Materno Infantil intensifica coleta domiciliar durante pandemia
19 maio 2020 às 15h09

COMPARTILHAR
Apesar da suspensão do atendimento presencial, doações coletadas nas casas dobraram no período
Em balanço feito nesta terça-feira, 19, o Banco de Leite Humano (BLH) do Materno-Infantil (HMI) afirma só terem motivos para comemorar, já que hoje, data que se comemora o “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”, o BLH registra estoque seguro, mesmo com os receios por conta da pandemia.
Desde o início do período a gestão optou por suspender as doações presenciais, focando em coleta domiciliar. Com a solidariedade das mães, o estoque chega a 200 litros. A coleta é feita em parceria com o Corpo de Bombeiros, que disponibiliza veículo de profissionais para as coletas.
“As doações são essenciais para a nutrição e melhoria da saúde dos bebês prematuros e de baixo peso que nascem no HMI. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê”, destaca a coordenadora Renata Leles.
Para a doação são adotados critérios que consideram o bom estado de saúde da doadora, além de medidas de higiene durante a coleta, reforçadas pelas bombeiras. Além disso, Renata explica que o BLH segue rigorosos métodos de controle de qualidade.
“Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses”, afirmou.