A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou na última quinta-feira, 24, que a expansão da malha ferroviária do país totaliza um investimento superior a R$ 170 bilhões. As novas linhas somam 12 mil quilômetros e resgatam o projeto de trem-bala São Paulo-Rio.

Diferente do modelo de concessão ferroviária, essa a autorização permite a construção de novas ferrovias pelo setor privado sem a necessidade de pagamentos de outorgas e leilões bilionários com o governo federal.

Das 39 autorizações aprovadas, 33 tiveram o contrato de adesão assinados e seis aguardam assinatura. Nos projetos autorizados e assinados, já tem pedidos de desapropriação, por meio de Declaração de Utilidade Pública (DUP), que estão sendo recebidos e analisados pela ANTT.

Projetos

Na Bahia já foram autorizados mais de 220 quilômetros ligando Corretina a Arrojolândia; e São Desidério a Riachão das Neves. O investimento deve chegar na casa dos R$ 5 bilhões.

Outro trecho de ferrovia é entre Santa Rita do Trivelato e Sinop no Mato Grosso. Serão 250 mil quilômetros que serão utilizados para o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.