Um tanque do Exército Brasileiro passou por cima da lateral de um carro que estava estacionado em uma rua de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O acidente com o blindado militar foi registrado por uma câmera de segurança.

Assista:

O vídeo mostra que o comboio militar trafegava na contramão da Rua Siqueira Campos, escoltado por um carro e duas motos da Polícia do Exército, quando o tanque atingiu o carro. Após o impacto, o blindado ainda bateu em outro veículo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Os militares pararam logo depois para verificar os danos. O caso ocorreu pouco antes do meio-dia de quinta-feira, 3, no trecho entre a Avenida Carlos Cavalcanti e a Rua João Ribeiro, no bairro Uvaranas.

O tanque fazia parte de um comboio de oito blindados que havia saído do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB) e seguia em direção ao Campo de Instrução General Calazans, a cerca de 5,3 km do batalhão.

Em nota, o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada informou que os veículos estavam sob responsabilidade do 25º Pelotão de Polícia do Exército, com “todas as medidas de segurança previstas para esse tipo de deslocamento”.

O comando também afirmou que uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias do acidente e eventuais responsabilidades. O Exército ainda não se manifestou sobre o fato de o comboio estar trafegando na contramão.

Também não há no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regras específicas para veículos bélicos circulando em vias urbanas. O artigo 29 do CTB garante livre circulação a viaturas em serviço de urgência, mas não cita veículos militares em deslocamento regular.

O Departamento Municipal de Trânsito e Segurança Viária também não se posicionou. O espaço segue aberto para a pasta comentar o caso.

Leia também: