Aruanã instala barreira sanitária e exige exame negativo contra a Covid-19 para entrada na cidade

Exame precisa ser realizado nas últimas 72h; prefeito da cidade pede que turistas não visitem Aruanã durante o feriado

Cidade de Aruanã e rio Araguaia. | Foto: Prefeitura de Aruanã/reprodução

Com objetivo de reduzir a curva de contágio da Covid-19 durante o feriado, Prefeitura de Aruanã adere protocolos de biossegurança mais rígidos. Entre eles, a adoção de barreiras sanitárias e a exigência da apresentação de um exame negativo de Covid-19 RT-PCR que tenha sido realizado nas últimas 72h, para entrada na cidade.

Em transmissão ao vivo realizada na manhã da última quarta-feira, solicitação de barreiras sanitárias na entrada do município foi divulgada pelo secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda. Ao município, classificado como detentor de grande potencial turístico, foram enviadas unidades do Batalhão de Eventos, de Choque, o Rural, o Ambiental e o Comando de Operações de Divisa (COD) para reforço à fiscalização.

Em conversa com o Jornal Opção, o prefeito da cidade, Hermano de Carvalho (PSDB), acrescenta que todos os portos de acesso ao rio Araguaia foram fechados, para garantir que não haja aglomerações. O chefe do Executivo Municipal ainda afirma que o endurecimento das medidas durante o feriado foi realizado após 30 dias de suspensão e flexibilização de determinadas atividades.

“Estamos vivendo uma situação muito delicada, então pedimos para que o turista não venha para Aruanã durante esse feriado. A cidade é carente. Aqui temos a comunidade indígena e ribeirinha, e passamos uma situação muito delicada nos últimos dias. Se não endurecermos as regras, daqui 7 a 14 dias vamos estar em uma situação incontrolável”, explica.

Quanto à adesão da população às novas medidas, Hermano afirma ser mais de 90%. “Todo mundo viu a situação a quantidade de pessoas que perdemos, então estão todos imbuídos no mesmo proposito. Claro que tem alguns que politizam a situação e acabam fazendo bobagem, mas a grande maioria apoia”, acrescenta.

Covid-19 em Aruanã

Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Aruanã na última terça-feira, 30, até hoje foram confirmados 375 casos da Covid-19 na cidade. Atualmente, conforme censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2020, o município conta com 10.110 habitantes. Dos casos da doença confirmados em Aruanã, 16 foram a óbito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.