Ao Jornal Opção, ministro de Lula diz que entregas vão melhorar aprovação do governo até as eleições
30 junho 2026 às 19h46

COMPARTILHAR
Em entrevista ao Jornal Opção, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse, nesta terça-feira, 30, que os resultados da gestão do presidente Lula da Silva (PT) devem impulsionar a aprovação do governo e influenciar o desempenho eleitoral do petista em 2026.
A declaração foi dada em Goiânia, durante a entrega de 87 veículos do MobSUAS para municípios goianos em evento que contou com a presença de deputados federais tanto da base quanto da oposição a Lula.
Após ser questionado sobre como o governo federal pretende recuperar a popularidade do presidente, que, em parte dos levantamentos recentes, registra índices de desaprovação superiores aos de aprovação, Dias afirmou que a melhora da percepção do eleitor sobre a gestão dependerá da consolidação dos resultados obtidos ao longo do mandato.
Segundo ele, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) apostam na entrega de programas e obras, aliada ao avanço da economia, como principal estratégia para reverter a oscilação da popularidade e chegar fortalecidos ao processo eleitoral.
“O presidente Lula e o vice-presidente Alckmin acreditam em resultado do trabalho”, afirmou Wellington Dias, ao sustentar que a atual gestão precisou concentrar esforços na reconstrução do país após assumir o governo, em 2023.
Vale destacar que, na última segunda-feira, 29, pesquisa Nexus/BTG mostrou Lula na liderança das intenções de voto para a Presidência, com 42%, ao mesmo tempo em que apontou um cenário de equilíbrio na avaliação do governo, com aprovação e desaprovação tecnicamente empatadas em 48%.

De acordo com o ministro, o Brasil enfrentava um quadro de desequilíbrio fiscal, desaceleração econômica e agravamento dos indicadores sociais. “Eu sei que é difícil compreender a situação grave com que ele recebeu ali em 2023, um país em desequilíbrio, um país em que tinha ali mais de R$ 600 bilhões de despesas acima da receita anual”, disse.
Na avaliação de Dias, os dois primeiros anos do governo foram dedicados à reorganização das contas públicas e à retomada dos investimentos. Como exemplo, citou obras de infraestrutura em rodovias, portos e aeroportos, além da ampliação do crédito ao setor produtivo por meio do Plano Safra.
Na área social, o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social destacou programas habitacionais, a manutenção de benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de iniciativas voltadas à qualificação profissional e ao incentivo ao empreendedorismo. Segundo ele, essas ações integram uma estratégia para combinar proteção social com geração de renda e inclusão produtiva.
Para ele, os efeitos dessas políticas começaram a se tornar mais perceptíveis ao longo de 2025 e, agora, tendem a ganhar ainda mais visibilidade neste ano, período em que o presidente Lula, pré-candidato à reeleição, espera colher os resultados dos investimentos realizados desde o início do mandato.
Dias também argumentou que a disputa eleitoral será marcada pela circulação intensa de informações nas redes sociais, incluindo fake news. Ainda assim, avaliou que, à medida que a campanha se aproxima, o eleitor costuma priorizar a avaliação dos resultados concretos da administração pública. Na avaliação dele, esse fator explica a confiança do governo de que Lula ainda tem espaço para ampliar sua aprovação e seu desempenho nas pesquisas até a eleição.
“Se a eleição fosse hoje, o presidente Lula teria aproximadamente três vezes mais, uma maioria três vezes maior do que teve em relação à eleição de 2022. Isso, no conjunto das pesquisas, significa que estamos num patamar que podemos melhorar, podemos e queremos, e vamos trabalhar”, concluiu.
Leia também: MobSUAS entrega 87 veículos a municípios goianos; confira a lista dos contemplados



