O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP), foi afastado do cargo pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região após uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), realizada na manhã desta quarta-feira, 4. A operação, denominada Ypervoli, teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa envolvida em fraudes em licitações, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, que opera em várias cidades da região metropolitana do Distrito Federal, incluindo Cidade Ocidental. Em nota, a Prefeitura disse que “não há qualquer irregularidade nos atos administrativos, pois a gestão sempre agiu dentro dos princípios da legalidade” (veja completa ao final).

A ação envolveu mais de 100 policiais federais e 10 servidores da CGU, que cumpriram 27 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e oito mandados de medidas cautelares diversas da prisão. As diligências foram realizadas em locais no Distrito Federal e em Goiás. De acordo com as diligências realizadas pela PF e auditoria da CGU, há indícios de fraude à licitação em mais de 100 contratos, cujos valores ultrapassam R$ 65 milhões.

Enquanto o prefeito Fábio Correa tenha sido temporariamente afastado, quem assume o Executivo municipal é o vice-prefeito e atual candidato a prefeito, Luinha Viana (PP). Com isso, Lulinha deve gerir a cidade enquanto faz campanha política para tentar a eleição.

Nota Prefeitura de Cidade Ocidental

Não há qualquer irregularidade nos atos administrativos, pois a gestão sempre agiu dentro dos princípios da legalidade e da transparência e, confiante na Justiça, reitera o compromisso de colaborar com a investigação, atendendo prontamente a todas as solicitações. Instituições públicas e seus servidores devem estar sempre abertos ao escrutínio público, comprometidos em prestar contas à sociedade e às autoridades competentes.