Ação resgata 40 cavalos de abatedouro clandestino suspeito de vender hambúrgueres em Anápolis

10 março 2025 às 09h33

COMPARTILHAR
Um abatedouro clandestino de cavalos foi fechado neste domingo, 9, suspeito de fornecer a carne dos equinos para consumo humano, em Anápolis. O produto era possivelmente comercializado na forma de hambúrgueres – representando risco à saúde pública, conforme o Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás (PM-GO).
LEIA TAMBÉM
Polícia desmancha dois abatedouros que vendiam carnes de cavalo
Trio é preso por furtar gado e vender carne estragada a açougues; veja vídeo
A corporação chegou até o local, na zona rural da cidade, com o auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após moradores denunciarem grande movimentação de urubus na região. Pelo menos 40 animais desnutridos e doentes, inclusive com feridas expostas, foram identificados durante a ação.
Os animais não tinham alimento, água e estavam em condições insalubres, com olhos perfurados e patas quebradas. Carcaças de cavalos e poças de sangue também compunham o cenário no abatedouro, que mantinha os equinos presos em currais e cercas de arame.
“Acreditamos que alguns desses animais tenham sido furtados. Encontramos aqui vários cavalos de raça. Agora todos serão levados para local adequado, passarão por exames, receberão alimentos e vamos procurar os donos”, afirmou o secretário de meio ambiente, Rone Evaldo.
Os cavalos foram levados para uma chácara da Prefeitura de Anápolis. O caso é investigado pela Polícia Civil de Goiás (PC-GO), que aguarda o resultado da perícia feita pela Polícia Técnico-Científica.