Impacto dos feriados no comércio tende a ser menor em 2022, avalia Federação de Lojistas de Goiás

Dos nove feriados nacionais no próximo ano, apenas um deles será prolongado

Feriados não devem afetar muito a economia goiana de lojistas. Foto: reprodução

Apesar de muitos dos feriados de 2022 caírem no meio da semana, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO) acredita que apesar do fechamento das lojas nessas datas outros segmentos do setor privado, como hotelaria e turismo, devem ganhar com isso gerando um certo equilíbrio econômico.

“Com as lojas físicas fechadas, os comerciantes deixam de vender nos feriados. Mas esse faturamento, na maioria das vezes é compensado, em certa medida, pelas vendas feitas nas vésperas dos feriados, quando os consumidores recorrem às lojas para comprar produtos ou serviços necessários às viagens mais curtas nos feriados de meio de semana ou mais longas, nos feriados prolongados”, argumenta o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.

Goiânia terá seus dois feriados municipais caindo no início da semana. O feriado de Nossa Senhora Auxiliadora (Padroeira de Goiânia), em 24 de maio, dará numa terça-feira. E o aniversário da capital, em 24 de outubro, cairá na segunda-feira.

Para a FCDL-GO, como a maioria dos feriados cairão no meio da semana ou nos finais de semana, a tendência é que as perdas para o varejo sejam substancialmente menores em 2022 na comparação com este ano. Um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) estimou, em janeiro deste ano, que as perdas com os feriados de 2021 poderiam chegar a R$ 15,8 bilhões, em âmbito nacional.

Confira a lista dos feriados nacionais de 2022:

1º de janeiro (sábado): Ano-Novo

15, 16 e 17 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo

21 de abril (quinta-feira): Tiradentes

1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalho

7 de setembro (quarta-feira): Independência do Brasil

12 de outubro (quarta-feira): Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro (quarta-feira): Finados

15 de novembro (terça-feira): Proclamação da República

25 de dezembro (domingo): Natal

O Carnaval, que não é considerado feriado, cairá em 1º de março (terça-feira). E Corpus Christi, se o Governo Federal decretar ponto facultativo, será em 16 de junho (quinta-feira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.