TRE-TO define data de eleição suplementar em Lajeado

De acordo com a segunda instância da Justiça Eleitoral, eles foram beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos em 2016

Entrada do município, que terá nova eleição em dezembro | Foto: Acervo da Prefeitura

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou a data da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Lajeado. Segundo resolução publicada nesta segunda-feira, 4, o eleitor do município, que fica na região central do Estado, voltará às urnas no dia 1º de dezembro. Tércio Dias Melquíades Neto (PSD) e Gilberto Borges (PSC) tiveram os diplomas cassados.

De acordo com a segunda instância da Justiça Eleitoral, eles foram beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos nas últimas eleições municipais ocorridas em 2016. Em razão do entendimento judicial que a decisão deve ser cumprida após o julgamento de segunda instância, –  independentemente de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – ambos foram afastados dos cargos.

Atualmente, o presidente da Câmara de Vereadores, José Edival Gomes (MDB), está governando a cidade. Lajeado pertence à 5ª Zona Eleitoral e conta atualmente com 3.169 eleitores e maior renda per-capita proporcional do Estado do Tocantins, em razão dos royalties da usina hidroelétrica construída em seu território.

Segundo a Resolução, as convenções partidárias devem ser realizadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2019. Poderá concorrer na eleição qualquer pessoa que possua domicílio eleitoral na cidade há seis meses e seja filiado a algum partido político pelo mesmo período. Os registros de candidaturas deverão ser solicitados até o dia 8 de novembro de 2019. A propaganda eleitoral estará permitida a partir do dia 9 de novembro. A eleição será no dia 1º de dezembro e os eleitos deverão ser diplomados até o dia 16 de dezembro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.