Siqueira Campos é empossado como senador da República

Aos 90 anos de idade, ex-governador assume na vaga de Eduardo Gomes, que ocupará uma secretaria no Governo do Tocantins

Siqueira Campos discursa no Senado | Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado
Siqueira Campos discursa no Senado | Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

O criador do Estado do Tocantins, ex-governador e, atualmente, suplente de senador, José Wilson Siqueira Campos (DEM), tomou posse nesta terça-feira, 16 no Senado Federal em Brasília–DF. Aos 90 anos, ele assumiu a vaga deixada pelo senador Eduardo Gomes (MDB), que passou a exercer – durante sua licença – o cargo de Secretário de Estado da Governadoria. Sua principal função será a articulação do governo estadual em Brasília. “Ele será um assessor importante, principalmente, por sua ligação com Brasília, e estará representando o Governo, buscando recursos, discutindo a reforma da Previdência, sendo o interlocutor também do Governo junto à bancada federal”, disse o governador em exercício, Wanderlei Barbosa (PHS), sobre a nomeação.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e contou com inúmeras homenagens ao político tocantinense. Prestigiaram a posse o governador do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), o deputado estadual Eduardo Siqueira (DEM), o deputado federal Carlos Gaguim (DEM), além dos chefes dos Tribunais de Justiça (TJTO) e de Contas (TCE), do Ministério Público e outras lideranças políticas.

Mais Estados

Durante o discurso, Siqueira Campos, que foi o primeiro governador do Tocantins, se emocionou e afirmou que tinha encerrado a carreira política, no entanto, atendeu ao chamado para assumir o cargo de senador pela primeira vez. “Nós vamos defender o Brasil, defender as diversas regiões, os diversos Estados da federação e os interesses do nosso povo”, afirmou.

Siqueira Campos fez um apelo aos senadores para que tenham solidariedade pelos mais pobres. “Nós temos que ser solidários com o nosso povo, com aqueles que sofrem e com aqueles que não têm condições de sobreviver nestes diversos lugares do Brasil ainda em atraso”, afirmou. O ex-governador do Tocantins sugeriu a criação de mais unidades federativas como forma de promover desenvolvimento nestes lugares do País “ainda em atraso”. “O Brasil precisa criar mais Estados. Tem 27? Precisa criar mais 20 no mínimo”, disse Siqueira Campos, que também sugeriu que o ideal seria termos 50 Estados.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.