Saúde qualifica profissionais e beneficia pacientes que necessitam de próteses

Qualificação dos profissionais da saúde

Qualificação dos profissionais da saúde

O evento que visa qualificar os profissionais na prescrição e na escolha de procedimentos mais adequados ao quadro clínico e reabilitação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo do seminário de capacitação sobre atualização em tecnologia assistiva, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.

O evento tem como tema a “Prescrição de Meios Auxiliares de Locomoção Órtese e Prótese” e o público-alvo são fisioterapeutas ocupacionais, assistentes sociais, ortopedistas e equipes envolvidas nos processos de aquisição dos equipamentos.

Segundo a superintendente de Políticas Públicas, Margareth Santos Amorim, as informações repassadas aos profissionais beneficiarão diretamente os usuários, que terão os processos agilizados e com material apropriado para o seu problema de saúde. “Se eu faço uma prescrição adequada, evito que, ao chegar, o produto pedido não seja compatível com o que o paciente precisa, pois se isso acontece teremos que fazer outro processo de aquisição, o que demanda mais tempo e recursos”, afirmou.

Além dos locais onde vivem os pacientes, o estilo de vida e as atividades que desenvolvem devem também ser observados na hora das prescrições. “Saber se a pessoa estuda ou não, se trabalha ou não, se na cidade onde vive há ruas com acessibilidade e treiná-la para eventuais dificuldades como ter que empinar uma cadeira de rodas, por exemplo, devem ser consideradas para que o equipamento seja utilizado em sua plenitude”, afirmou o Ricardo Oliveira, representante da empresa Ottobock, responsável pela capacitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.