Palmas, em breve, deve ganhar um novo cartão postal. A Avenida LO-19, conhecida como antiga pista do Aeroporto, segundo a Prefeitura, passará por uma “repaginação” que inclui um projeto inovador de urbanização. O projeto contempla construção de canteiro central, iluminação, calçadas com acessibilidade e ciclovia, dentre outras intervenções. As obras já começam agora. A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) assinou a Ordem de Serviço, nesta sexta-feira, 18, autorizando o início da execução do projeto.

De acordo com a Prefeitura, a obra de requalificação está orçada em R$ 10 milhões, resultado de convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto beneficiará a antiga pista do aeroporto com infraestrutura urbana repaginada. Um projeto inédito.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), serão realizadas intervenções que vão possibilitar melhorias em segurança, qualidade de vida e acessibilidade, no trecho que vai da rotatória com a Av. NS-01 até o cruzamento com a Av. NS-15.

No segmento onde há comércio instalado, serão feitas terraplanagem e pavimentação asfáltica dos bolsões de estacionamento, beneficiando as Quadras Arso 31 e 41 (303 e 403 Sul). Haverá ainda sinalização viária, paisagismo com arborização planejada e outras melhorias.

O prazo de execução é de até 12 meses. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Trabulsi, a empresa contratada e sua pasta se esforçarão para garantir celeridade das maiores intervenções no período de estiagem e coordenar a execução de melhorias de modo a minimizar transtornos na área comercial.

Potencial econômico


Segundo a prefeita Cinthia Ribeiro, a requalificação trará um impacto muito forte no comércio local e tem potencial para transformar a avenida, que já é muito viva, em um novo ponto de referência para público local e para os turistas. “Acredito que, não apenas os comerciantes da LO-09, mas também toda população ganha. É um investimento que estamos fazendo pensando em dar incentivo à nossa parceria direta, que é com quem de fato faz a economia crescer. É uma obra robusta e importante. Contamos com a colaboração e parceria de todos, especialmente dos comerciantes e moradores da região,” ressalta.

“Para gente, é um sonho realizado, ver essa obra concluída vai ser um divisor de águas. É uma nova etapa. Vamos trabalhar, com certeza, em equipe”, disse a empresária do segmento de construção civil, Kelly Almeida.

A arquiteta e urbanista da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joseísa Furtada, lembra que se trata de uma avenida histórica, que por muitos anos foi usada como pista de aeroporto e que ainda não tem, até o momento, infraestrutura viária necessária para dar segurança.

“O projeto vai trazer mais segurança e fluidez. O grande diferencial são as calçadas mais largas que nas outras avenidas, acompanhadas de ciclovia. Não serão calçadas de passagem, transformemos em espaço de convívio. Entre os bolsões de estacionamento serão implantadas academias, playground, espaços para bicicletas, que são os paraciclos. O corredor de calçadas e ciclovias dos dois lados será arborizado, porque sabemos que em Palmas, acessibilidade está diretamente ligada ao sombreamento para conforto”, explica Joseísa.