Detentores de mandato levam certa vantagem por cargos eletivos na comparação com quem não exerce. Talvez isso explique o grande número de deputados que desejam disputar as eleições municipais de 2024. Ademais, deputado não precisa se desincompatibilizar para disputar cargo de chefe do Executivo municipal – ao contrário de ocupante do Executivo que quiser disputar uma eleição ao Legislativo e precisa necessariamente deixar o cargo. No caso, um prefeito que deseje ser candidato a deputado estadual, federal ou senador, terá de proceder assim.

Por que isso acontece? O deputado não precisa deixar o cargo para disputar a prefeitura, mas o prefeito precisa deixar a prefeitura para ser candidato a deputado. Porque são os deputados que votam as leis, e naturalmente votam aquelas que mais beneficiam.

No Tocantins no momento, 18 parlamentares engrossam a lista de pretensos candidatos, A maioria tem chances reais de trocar o Legislativa pelo Executivo. As condições da disputa os favorecem.

Os deputados federais Eli Borges (PL), Ricardo Ayres (Republicanos), Filipe Martins (PL) e Vicentinho Júnior (pP) articulam para disputar as eleições de Palmas. Os quatro integram a base do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos), que deve optar em lançar apenas um candidato. Ricardo Ayres, no momento, parece ser o nome preferido do Palácio Araguaia, pelo menos é o que ele tem tentado demonstrar.

Toinho Andrade (Republicanos) é cotado para disputar as eleições de Porto Nacional e Alexandre Guimarães (Republicanos) aparece entre os pretensos candidatos a prefeito de Araguaína. Ambos têm chances reais de não apenas emplacar candidatura, mas de brigar pela cadeira de gestor de suas cidades. Se entrar na corrida, Andrade tem todas as condições de polarizar a disputa com o prefeito Ronivon Maciel (PSD), que busca a reeleição e está bem cotado. Guimarães é mais um nome em Araguaína, entre tantos outros que estão sendo lembrados. Como é novo na política, ainda não tem desgaste e, portanto, tem condições de crescer com a própria disputa.

Pelo menos 12 dos 24 deputados estaduais são apontados como pré-candidatos a prefeito de suas cidades: Professor Júnior Geo (PSC), Vanda Monteiro (UB), Janad Valcari (PL), Jorge Frederico (Republicanos), Valdemar Júnior (Republicanos), Wiston Gomes (PSD), Cleiton Cardoso (Republicanos), Eduardo Fortes (PSD), Guterres Torquato (PDT), Marcus Marcelo (PL), Olintho Neto (Republicanos) e Aldair Gipão (PL).

Júnior Geo, Vanda, Cleiton e Janad trabalham para disputar a Prefeitura de Palmas. Valdemar Júnior vem sendo cotado para ser candidato tanto em Porto Nacional como em Palmas. Ele ainda não decidiu por qual cidade deve disputar as eleições de 2024. Jorge Frederico, Marcus Marcelo, Olintho Neto e Gipão figuram entre os nomes cotados para disputar a Prefeitura de Araguaína. Jorge Frederico é o nome que tem boas chances na disputa para ser o preferido do Palácio Araguaia, pelo menos é como se apresenta.

Guterres Torquato e Eduardo Fortes são os nomes mais bem avaliados na corrida pela Prefeitura de Gurupi. Ambos garantem que não são candidatos, mas intensificam cada vez mais as ações políticas na terceira maior cidade do Estado. Ambos já disputaram as eleições do município em 2020, sob as bênçãos do então prefeito Laurez Moreira (PDT) – Guterres como candidato a prefeito e Fortes, como vice. Perdem a eleição para a prefeito Josi Nunes (UB), que contou com o apoio decisivo do então governador Mauro Carlesse (Agir).

Wiston Gomes admite que, se for convocado pela comunidade, pode vir a disputar a Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio. O deputado garante que não é de fugir da luta. Se for candidato, Wiston tem tudo para vencer as eleições. O município vive uma crise política com o desgaste do atual gestor Aquiles da Areia, que corre o risco de ter o mandato cassado por abuso de poder econômica nas eleições.

O diferencial das eleições de 2024 no Tocantins pode ser o apoio do Palácio Araguaia. A disputa municipal é local, mas o apoio do governador pode ser decisivo. Como todos os deputados integram a base do governador Wanderlei Barbosa, quem tiver seu apoio no palanque terá melhores condições na disputa. Recente pesquisa mostrou Wanderlei Barbosa como o gestor estadual mais bem avaliado do País. O que o faz ser tão bem visto pela população é a prática de governar, em permanente contato com o povo.